Paraíba
22.11.2024Com o objetivo de fomentar o respeito à diversidade cultural e a valorização da história e das contribuições da população negra, a Escola Cidadã Integral (ECI) Maria de Lourdes Araújo, em Santa Rita, realizou uma semana de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra. O projeto, que ocorreu de forma interdisciplinar, foi marcado por debates, apresentações culturais e reflexões sobre o combate ao racismo e à desigualdade social. A culminância do evento aconteceu no dia 22, com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
A programação da semana incluiu ações que promoveram discussões sobre temas essenciais, como racismo estrutural, representatividade na mídia e história da consciência negra. Na segunda-feira (18), os alunos participaram de um cine-debate com o filme ‘Que Horas Ela Volta?’, seguido de momentos de preparação para as apresentações finais. Já na terça-feira (19), a escola recebeu as professoras Ana Lúcia de Freitas Oliveira e Daiane Farias da Silva, que ministraram uma palestra abordando legislações relacionadas ao combate ao racismo.
Durante a semana, os estudantes trabalharam em diversas temáticas sob a orientação dos professores. Entre os temas desenvolvidos estavam: contribuições culturais afro-brasileiras, racismo estrutural, representação na mídia e personalidades negras históricas. No 3º ano, por exemplo, os alunos criaram poesias inspiradas na luta pela igualdade racial, enquanto o 1º ano promoveu uma exposição artística sobre ancestralidade africana e identidade.
No dia principal do evento, sexta-feira (22), as atividades começaram com um acolhimento especial para os alunos, seguido por uma oficina de turbantes afro e a apresentação do grupo Crazzy Dance. O turno da tarde foi dedicado à culminância, momento em que os estudantes apresentaram os resultados das ações realizadas ao longo da semana. Dramatizações, cartazes, debates e performances artísticas destacaram o engajamento e a criatividade dos participantes.
Para a professora de língua portuguesa José Maria Abrantes, que coordenou o projeto, a iniciativa foi uma oportunidade de aprendizado significativo e transformação social. “Tivemos debates importantes, que não só abordaram o racismo e as desigualdades, mas também abriram espaço para que os alunos compartilhassem vivências marcantes. Foi um trabalho colaborativo que impactou tanto os estudantes quanto os professores, reforçando a luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tem como propósito homenagear a memória de Zumbi dos Palmares e refletir sobre os desafios enfrentados pela população negra ao longo da história. A realização de projetos como este na ECI Maria de Lourdes Araújo reforça o papel da escola como agente transformador, promovendo conhecimento e respeito à diversidade cultural.
“Ao longo de uma semana repleta de atividades, os alunos não apenas exploraram aspectos históricos e culturais, mas também participaram de discussões que incentivaram o combate ao racismo e à discriminação. A culminância do projeto foi um reflexo do empenho coletivo, com a comunidade escolar envolvida na construção de um espaço mais inclusivo e acolhedor. Com iniciativas como essa, nossa escola reafirma seu compromisso com a formação cidadã e o combate às desigualdades sociais. Estamos muito orgulhosos”, afirma a gestora da escola, Sirleide Dantas.