Doméstica aprende a ler aos 57 anos e comemora: “Leio até letra de Doutor”

Piaui

05.07.2024

Para a doméstica Erinalda Araújo, a sala de aula é um lugar de reencontro com o próprio sonho. Por 57 anos, ela acreditou que sua “missão de vida” seria apenas servir. A chegada da vida adulta, a tirou da escola cedo, e algo que poderia parecer tão básico, como decifrar uma receita de bolo, se tornou impossível para ela. 

“Eu me casei muito nova, não tinha com quem contar para ficar e cuidar dos meus filhos. Sempre coloquei a família em primeiro lugar, me deixando para segundo e depois para terceiro. Em seguida, as filhas se casaram, foram chegando os netos e eu também os coloquei como prioridade”, contou Erinalda.

O pouco estudo cobrou um preço muito alto ao longo dos anos. Em mais de uma oportunidade, a doméstica se viu em volta de situações que julgou humilhantes.

“Aos 38 anos, eu voltei a me matricular, mas acabei desistindo por alguns obstáculos que a vida me colocou. Um dia, uma patroa me pediu para fazer um bolo igual ao de uma receita, mas eu não consegui ler”, relembrou.

“Outra vez fui pegar um ônibus. Quando perguntei para o motorista qual o nome da linha, ele me questionou se eu não sabia ler. Ele foi embora e me deixou lá. Naquele dia, eu prometi para mim mesma que nunca mais ia deixar de fazer uma receita ou pegar um ônibus por não saber ler” continuou Erinalda.

A chance de mudar o curso da própria vida veio quando, em 2023, Erinalda notou uma movimentação atípica em uma praça próxima ao bairro onde mora. Naquele dia, agentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) matriculavam pessoas acima dos 15 anos de idade na Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA). Foi a oportunidade que ela precisava para retomar os estudos, após tantos anos longe da sala de aula.

“Eu vi aquela movimentação e fiquei muito curiosa. Eu fui lá saber o que era e logo em seguida uma Professora me explicou e me convidou para efetuar a matrícula. Me deu o material com caderno, lápis. Me matriculei nesse dia, por volta das 10h da manhã. À tarde, a mesma professora foi até minha casa e matriculou meu esposo. Até hoje estamos lá, estudando”, frisou.

Aos 58 anos e a caminho da segunda etapa, ela garante que ler já não é mais problema, e brinca: “Estou feliz, porque quando eu cheguei lá eu lia algumas coisinhas, mas não lia bem como agora. Hoje estou conseguindo ler até letra de Doutor”, explica. 

Sobre o Alfabetiza Piauí

O Alfabetiza Piauí é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, realizado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e tem por objetivo alcançar piauienses com idade igual ou superior a 15 anos que não foram alfabetizados anteriormente, beneficiando 100 mil pessoas até o fim de 2026.

“O Alfabetiza Piauí é uma iniciativa transformadora. O programa respeita as características, interesses e condições de vida de cada alfabetizando, além de garantir acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, povos indígenas, quilombolas, e outras comunidades tradicionais”, explicou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O programa oferece uma bolsa de R$ 600,00 (dividida em 3 parcelas de R$ 200,00) para incentivar a participação e a permanência nas aulas. Os interessados devem procurar uma Gerência Regional (GRE) da Seduc em um dos 12 territórios de desenvolvimento, ou em unidades escolas de educação de jovens e adultos.

Sobre o pagamento da bolsa

Ocorrerá em três etapas, cada uma no valor de R$ 200,00, à medida que o aluno avançar no curso:

O primeiro repasse acontecerá após a confirmação da matrícula.

O segundo repasse será após três meses de aulas, mediante comprovação de frequência mínima de 75% e participação nos testes.

O terceiro repasse será concedido após a certificação do estudante alfabetizado e sua matrícula na etapa seguinte da EJA Seduc, completando o valor de R$ 600,00.

Em sua primeira etapa, o Alfabetiza Piauí oferece aulas presenciais em 510 turmas, com carga horária de 300 horas e duração de seis meses. A metodologia será focada na alfabetização inicial, de forma interdisciplinar em seus componentes curriculares, priorizando as disciplinas de Língua Portuguesa e noções básicas de Matemática.