Diretora de escola no Parque Cuiabá diz que sua unidade é espaço de aprendizagem e de construção da cidadania

Mato Grosso

04.07.2024

Rui Matos | Seduc-MT

A Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, localizada no Bairro Parque Cuiabá, tem se destacado não apenas como um espaço de ensino educacional, mas também como um local de construção da cidadania. Quem afirma é a diretora da unidade, professora Rosângela Roquete.
 
Ela observa que a gestão da escola tem trabalhado para oferecer não apenas conhecimento acadêmico para os mais de 1.700 estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e Educação de Jovens e adultos, mas também oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades esportivas, culturais e cívicas.
 
Rosângela reuniu os estudantes do Ensino Médio, na manhã desta terça-feira (02/06) para inaugurar a nova pintura da sua quadra poliesportiva, além das novas tabelas de basquete e arquibancadas nas duas laterais da quadra. Além de falar sobre as melhorias na infraestrutura da escola, ela citou o papel da educação e das práticas esportivas como ferramentas do exercício da cidadania.
 
Segundo ela, as melhorias não apenas proporcionam um ambiente mais adequado para a prática esportiva, mas também incentivam a participação dos estudantes em atividades extracurriculares, promovendo a integração e o trabalho em equipe. “O que se pratica aqui nesta quadra reflete diretamente na sala de aula com a promoção de valores como companheirismo, respeito, cooperação e cumplicidade para com a escola”.
 
Além disso, a diretora da escola ressaltou o compartilhamento dos Chromebooks entre os estudantes como exemplo de exercício da cidadania. “Os estudantes são orientados a respeitar o tempo de uso de cada colega, promovendo a colaboração e a responsabilidade mútua. Essa atitude demonstra o compromisso deles com o bem comum e o respeito às regras estabelecidas pela comunidade escolar”, completou.
 

A escola tem mais de 1.700 estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e EJA. Foto: Emanuelle Ardengui/Seduc-MT

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou do evento na quadra poliesportiva e foi além na sua fala aos estudantes. Ele enfatizou a equidade na participação dos estudantes no Programa MT no Mundo, que levará neste semestre 100 estudantes para curso intensivo de língua inglesa por um período de 21 dias na Inglaterra.
 
“Esta escola tem incentivado a participação de todos vocês, garantindo que todos tenham acesso a oportunidades de intercâmbio e enriquecimento cultural. Isso tem contribuído para a formação de vocês como cidadãos mais conscientes e engajados”, explicou ele.
 
Na avaliação do secretário, o que faz a diferença numa escola como a Heliodoro Capistrano é o make-up forte, é uma gestão escolar diferenciada, professores comprometidos e demais profissionais da educação realmente preocupados com o futuro da comunidade estudantil.
 
“Esse conjunto de atitudes é o que deixa a escola com esse aspecto de limpeza, organizada, com as Smart TVs funcionando em todas as salas, a conectividade proporcionando acesso às plataformas digitais, alimentação escolar de qualidade e o bem-estar que a climatização da escola oferece a vocês”, explicou Alan.
 

Fernanda Lima agradeceu o empenho da escola para que ela fosse selecionada para intercâmbio na Inglaterra. Foto: Emanuelle Ardengui/Seduc-MT

A estudante Fernanda Lima Lopes de Melo, 17 anos, do 3º ano, faz parte do grupo que participará da 2ª edição do intercâmbio MT no Mundo. Ela agradeceu o incentivo dos professores e da coordenação pedagógica da escola para ela se engajasse no estudo. “Vai ser uma experiência única e eu mal posso esperar para aproveitar cada momento. Uma conquista que devo à escola Heliodoro Capistrano e que vou levar para toda a minha vida”.
 
Maicon Roberto Sena, de 19 anos, está concluindo o ensino médio e mostrou a sua afetividade com a escola. “Gosto muito daqui. Me sinto em casa. Quando estamos na quadra jogando vôlei, basquete ou futsal, além do exercício físico vejo tudo isso como uma forma divertida de aprender”.
 
O colega de sala, Matheus Nascimento da Silva, de 18 anos, disse que a escola realiza muitas atividades e não apenas o esporte. “Temos feira de ciências, festa junina, robótica e a bola na quadra. Acho que isso nos afasta até de fazer coisas erradas. Tenho a certeza de que terei muita saudade da nossa escola”, concluiu Matheus.