“Diálogos Patrimoniais” é realizado na Escola Estadual Floriano Viegas Machado

Mato Grosso do Sul

02.10.2023

A Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizada em Dourados, realizou no dia 16 de agosto mais uma proposta da atividade “Diálogos patrimoniais” com a professora mestre  Ana Paula Pícoli de Lima.

A atividade voltada aos estudantes do 2º ano do ensino médio buscou abordar o trabalho do mestrado da professora Ana Paula, intitulado “A Festa de São Sebastião e Santos Reis da Picadinha, Dourados-MS: por um ensino de História antirracista”, defendido em 2022.

Além das festividades, foi problematizado junto aos alunos a existência/resistência da Comunidade Remanescente de Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira. Além da figura do patriarca a abordagem da professora voltou-se a tratar da cultura afro-brasileira e sua relação com o patrimônio cultural local, neste caso, em torno das festividades religiosas.

O “Diálogos patrimoniais” foi pensado junto as comemorações do Dia Nacional de Patrimônio Cultural (16 de agosto) e do Dia Nacional do Historiador (19 de agosto) a Escola Estadual Floriano Viegas Machado, através do Projeto “Patrimônio Cultural em Dourados através de um website: cidade, cultura e história”.

Sobre o projeto, cabe destacar que ele é financiado pelo edital Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de 2022-2023 (PICTEC II) da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS).

Website

Este projeto pretende construir um website que trate do patrimônio cultural na referida cidade, mas também que problematize-o em conjunto com outras áreas do conhecimento e também com conceitos que se entrecruzam ao patrimônio cultural, a citar: cidade, mobilidade urbana, cidades inteligentes, história pública, identidade, memória, entre outros.

“Cabe frisar que, é possível que este projeto seja continuado para a edição 2023-2024 do PICTEC 3. Neste sentido, avançaremos no debate e na construção do campo do patrimônio cultural na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul”, menciona professora Ana Paula.

Outras atividades envolveram o projeto, como a sua participação na Oficina “Educação e Cultura Regional: o imaginário local e seu processo simbólico”, ministrada pelos professores mestres Douglas Alves da Silva e Melly Fátima Góes, no teatro municipal de Dourados, localizado no Parque dos Ipês. Promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e Secretaria Municipal de Cultura de Dourados (SEMC). A oficina promovida no dia 18 de agosto buscava atender a professores da educação básica.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar