Mato Grosso do Sul
23.11.2022A Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Campo Grande, realizou comemoração do “Dia da Consciência Negra”, onde estudantes e professores participaram de peças teatrais, fotografias, murais com trabalhos relacionados ao tema.
Peça Teatral
A interação foi dos alunos do ensino médio como protagonistas encenando a peça teatral elaborada por eles, ensaiando e dirigindo a peça, participaram Hadassa, Ingrid, Ana Carolina, Luana, todas do 1ºanoB, Willian 1ºanoC, Matheus Leonardo 2ºanoA e Davi 3ºanoA, sob coordenação da professora Natália(linguagens)
No evento ocorreu uma palestra com a professora mestra Scheila Azevedo (SEMED/TEZ/CMDN), com o tema”Consciência Negra, Diálogo sobre racismo e educação antirracista”.
Consciência afro-brasileira
O Projeto consciência afro-brasileira teve como intuito colocar o estudante como protagonista. É importante abordar essas data comemorativas, como a consciência negra, devido ao fato de ser uma vitória termos tantos alunos afro-brasileiros.
“Evidenciando assim, que somos frutos de povos originários e devemos sempre colocar essas pessoas como produtoras de conhecimento e cultura, aproveitando de termos práticas inovadoras dentro da escola”, enfatiza professor, Diego Dias da Silva, responsável pela aula de Criação e Produção de Livro que teve como publico alvo estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º anos do Ensino Médio.
Gravuras
Também em comemoração do “Dia da Consciência negra”, a professora Jéssica Pâmela (AEE), realizou atividades com os estudantes que frequentam a sala de recurso pedagógico(AEE), onde desenvolveram gravuras representando a cultura afro, com colagens e pinturas.
Adersino Junior, SED