Desfile Cívico Estudantil de 16 de setembro celebra os 208 anos de Alagoas homenageando Nise da Silveira

Alagoas

11.09.2025

O tradicional bairro de Jaraguá ganhará clima e colorido especial na próxima terça-feira, 16 de setembro, com o Desfile Cívico Estudantil que celebra os 208 anos da Emancipação Política de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A partir das 15h, cerca de 2,2 mil estudantes de todo o estado comporão os 32 pelotões que desfliarão na Avenida da Paz, trazendo a história e as conquistas da ilustre médica alagoana Nise da Silveira.

O tema do desfile em 2025 será “120 Anos de Nise da Silveira: Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo”, uma homenagem à renomada psiquiatra alagoana, cuja trajetória revolucionou a forma de tratar a saúde mental no Brasil e no mundo.

“A escolha do tema, trabalhado, inclusive, em outras atividades pedagógicas desenvolvidas pela rede pública estadual neste ano letivo, tem como objetivo principal fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural, promovendo a integração entre a comunidade escolar e a sociedade alagoana. Será um desfile lindo, desenvolvido com todo carinho para emocionar o público que comparecer ao Jaraguá, enaltecendo a alagoana Nise da Silveira”, destaca a gerente especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual e responsável pela coordenação do desfile cívico, Sueli Santos Silva.

Participação e estrutura

Os 32 pelotões deste ano serão formados por bandas fanfarras estaduais e municipais, banda da Polícia Militar, banda filarmônica e grupos compostos por estudantes que abordarão subtemas ligados à vida e ao legado de Nise da Silveira.

Os estudantes representam as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), selecionados a partir da conquista no concurso de redação realizado nas respectivas unidades escolares, com a mesma temática do desfile. Eles serão acompanhados por professores, técnicos, gestores escolares e autoridades, somando um contingente de aproximadamente 3.000 pessoas. Para viabilizar a participação de todos, será utilizada uma frota de 50 ônibus, além de veículos de pequeno porte.

A Seduc disponibilizará ainda arquibancadas e banheiros químicos para garantir acomodação ao público que for prestigiar a solenidade.

 

Bloqueios e policiamento

O desfile terá concentração a partir das 13 horas, no Clube Fênix Alagoana, com interdições feitas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), a partir do meio-dia, nos seguintes pontos: Posto Shell (em frente à antiga Tim), Lojas Americanas, Foz do Riacho Salgadinho, Capitania dos Portos, cruzamento da Avenida Comendador Leão com a Rua Sá e Albuquerque, Praça Dois Leões e saída do Cais do Porto.

Os desvios começarão na entrada do Cais do Porto, com os condutores sendo orientados a seguir pela Rua Barão de Jaraguá até o cruzamento com o posto Shell, na Avenida Assis Chateaubriand, logo após a Rua Dias Cabral. A área compreendida entre o Museu Théo Brandão e o estacionamento do Jaraguá será bloqueada, sendo este o ponto central das festividades.

Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, o DMTT contará com o apoio de viaturas, também com o auxílio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) durante a operação. Após o término do desfile e a dispersão do público, a via será totalmente liberada.

A Polícia Militar deslocará um efetivo de 140 policiais para a segurança do evento, cujo trajeto tem início no Museu Théo Brandão, passa pelo Memorial da República (ponto de concentração das autoridades) e se dispersa no Estacionamento de Jaraguá.

Além do efetivo da PM/AL, o evento contará ainda com o apoio de outras instituições e órgãos públicos, garantindo segurança, organização e suporte durante toda a programação, a exemplo do Corpo de Bombeiros Militar: 8 militares; Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT): 50 agentes; Samu: 2 motolâncias, 2 enfermeiros e 2 técnicos; Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb): 110 servidores; Autarquia de Iluminação Pública (Ilumina): 10 servidores.

 

Credenciamento da imprensa

Para a cobertura oficial do evento, os veículos interessados devem encaminhar um e-mail para a Assessoria de Comunicação da Seduc - ascom@educ.al.gov.br -, com o assunto “Credenciamento Imprensa Desfile Cívico 2025", até sexta-feira (12), incluindo nome e função dos profissionais, para ter acesso ao estacionamento e espaço da imprensa.

 

Público estimado

Anualmente, o desfile atrai um público estimado de 10 mil pessoas, que comparece para prestigiar as apresentações e participar desta importante celebração da história, cultura e identidade do povo alagoano.

Manuella Nobre / Ascom Seduc/ Foto: Alexandre Teixeira/ Ascom Seduc