Amazonas
28.11.2024O primeiro dia de competições das Paralimpíadas Escolares 2024 foi de grande destaque para a equipe amazonense de atletismo. Os jogos começaram com um número positivo e acima da expectativa para os paratletas amazonenses: foram seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, em modalidades diversas.
Uma das paratletas que representou o Amazonas no pódio superou todas as expectativas que foram colocadas sobre sua participação nos jogos. Prata na prova dos 100 metros, classe T37, categoria sub-18, Cleonor Camarão Antunes, 16, é aluna da Escola Estadual (EE) Augusto Carneiro, localizada no Centro de Manaus.
Cleonor se comunica por Libras e havia participado das Paralimpíadas de 2023 em outras modalidades, demonstrando maior interesse pela corrida. A partir de então, se tornou uma das atletas da delegação que mais apresentou dedicação durante os treinos no decorrer do ano, subindo cada vez mais no ranking de atletas brasileiras da modalidade.
Cleonor se emocionou ao receber a notícia de que garantiu o segundo lugar na competição, arrancando lágrimas também do coordenador de atletismo e chefe da delegação amazonense, Joniferson Vieira.
“Eu acabei deixando cair algumas lágrimas porque é o resultado do trabalho, é uma aposta que deu certo. Agora a Cleonor vai entrar no período de transição, vai descansar um pouco para depois voltar mais forte. A gente vai entrar com musculação e um trabalho mais técnico, ela tem um futuro promissor”, ressaltou Joniferson.
Histórias de superação
Não são apenas os atletas medalhistas que se emocionam com seus resultados. No caso da paratleta Thayla de Oliveira, 14, aluna da Escola Estadual (EE) Professora Hilda de Azevedo Tribuzi, localizada na zona norte de Manaus, o pódio não foi alcançado, mas as lágrimas ao fim da corrida tampouco representavam tristeza.
Com o 4º lugar conquistado na prova de 100 metros, classe TS5, Thayla relembrou os treinos realizados nos últimos seis meses e se demonstrou satisfeita com o resultado em sua primeira competição nacional.
“Eu fiquei muito feliz, o resultado que eu tive foi emocionante”, ressaltou a aluna, com o olhar cheio de esperança para as próximas competições.
Sequência da competição
Para o chefe da delegação amazonense, Joniferson Vieira, o resultado alcançado no primeiro dia foi acima do esperado pela equipe técnica.
“A gente sempre está, nos últimos anos, melhorando o número de medalhas. Esse ano a gente está em transição e renovação da equipe, então a gente espera que eles deem o melhor deles”, disse.
Realizado em São Paulo (SP), as Paralimpíadas Escolares reúnem, nesta edição, mais de dois mil atletas de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Até o próximo dia 29 de novembro, os atletas do Amazonas terão participado de seis das 13 modalidades esportivas em curso na competição. No total, a delegação amazonense conta com 30 atletas.
TEXTO: Maria Eloá
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar