Curta-metragem “Quem Sou” foi o vencedor do II Festival de Cinema da REE/MS

Mato Grosso do Sul

09.09.2024

Na última sexta-feira (6), aconteceu a grande final do II Festival de Cinema ‘Prêmio ‘Joel Pizzini’ das Escolas estaduais de MS que teve como temática a “Diversidade, Educação e Inclusão – a Diferença nos Enriquece, o Respeito nos Une. O evento aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal em Campo Grande e é uma realização da SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da Suped (Superintendência de Políticas Educacionais) e do Nuac (Núcleo de Arte e Cultura).

Com mais de 40 trabalhos inscritos, 10 curtas-metragens foram selecionados como finalistas e concorreram além de melhor curta, mas também como melhor fotografia e melhor roteiro. A EE Min. João Paulo Dos Reis Veloso de Dourados foi a grande vencedora do festival com o curta “Quem Sou”, que além do primeiro lugar, levou também o prêmio de melhor roteiro.

O segundo lugar também foi para o interior do estado, com o curta-metragem “Abraçando a Inclusão” da EE Adilson da Silva de Brasilândia, já o terceiro lugar foi para a EE São Francisco, localizada em Campo Grande, com o curta “Uma Vida Especial”. A EE Orcírio Thiago de Oliveira também da Capital, que apresentou “Somos Um Círculo”, levou o troféu de melhor fotografia.

O professor orientador Mateus Franco de Dourados, representou os estudantes vencedores do festival na cerimônia de premiação e ficou surpreso com o prêmio de 1º lugar e melhor roteiro.

“Eu estou surpreso, esse ano tivemos muitos trabalhos bons inscritos, nossos estudantes se empenharam bastante, gravaram durante as férias, se dedicaram mesmo para esse projeto”, explicou Mateus.

Visita ao Bioparque Pantanal

Os estudantes das escolas estaduais do interior que vieram para a final tiveram a oportunidade de conhecer o Bioparque Pantanal. Lá eles se encantaram com a variedade de espécies de peixes e com toda a estrutura de aquários que o local possui. O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

 

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Ricardo Agra, SED