‘Cuidar-SE’ finaliza primeiro semestre com trabalho em função do combate à pobreza menstrual

Sergipe

12.06.2024

O Governo do Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), promoveu, durante o primeiro semestre letivo de 2024, a realização do Programa ‘Cuidar-SE’, que assegura a disponibilização gratuita de absorventes higiênicos íntimos e outros cuidados básicos de educação em saúde, higiene pessoal e saúde menstrual. Até o início de junho, 24.045 absorventes haviam sido demandados pelas escolas da rede pública estadual. A meta do ‘Cuidar-SE’ é disponibilizar 218.568 absorventes para todas as escolas estaduais ao longo deste ano.

Instituído em fevereiro, o programa abrange todas as 319 escolas da rede pública estadual e assegura absorventes para jovens de faixa etária entre nove e 21 anos. O objetivo principal é acolher e oferecer suporte às pessoas que menstruam, por meio da disponibilização de itens de higiene e da execução de atividades em prol do combate à pobreza menstrual e do preconceito existente acerca do tema no ambiente escolar.

O programa, que surgiu a partir da iniciativa de promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual, dialoga diretamente com os programas do Governo Federal da Dignidade Menstrual e Saúde na Escola. Além disso, busca também capacitar os profissionais e a sociedade civil quanto à importância da educação em saúde, higiene pessoal, saúde menstrual, saúde sexual e reprodutiva, e promover a disponibilização gratuita de absorventes íntimos higiênicos.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, fala sobre a articulação de novas ações no programa, as quais buscam contribuir cada vez mais com a formação do conhecimento dos alunos sobre a dignidade menstrual. “O material impresso que desenvolvemos para os estudantes já está em mãos. São 72 mil cartilhas que serão entregues aos estudantes público-alvo do programa ‘Cuidar-SE’. Estamos articulando as ações preventivas e o cuidado com a saúde pessoal e íntima das estudantes com o ‘Acolher’”, conta a diretora.

Juntamente ao ‘Cuidar-SE’, os profissionais que já atuam no Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe – Acolher irão se somar à pauta do programa, para que o assunto seja recebido de forma mais positiva pelos alunos ao abordar-se o tema dignidade menstrual. “A cartilha distribuída é um material institucional de orientação às pessoas que menstruam. Ele informa sobre a menarca, sobre o ciclo menstrual, sobre os cuidados com a higiene íntima, e tem  uma linguagem que interage com o público-alvo das escolas públicas estaduais”, conclui Eliane Passos.