Rio de Janeiro
29.11.2017Após uma disputa acirrada com jovens de todo o Brasil, o time de alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro conquistou um de seus melhores resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No total, 529 estudantes ganharam medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas na 13° edição do evento. O número foi superior ao de 2016, quando 393 estudantes foram agraciados.
Aluno da 2ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Antonio Quirino, localizado no município de Resende, na Região do Médio Paraíba, Shai Oliveira Vaz, de 16 anos, conquistou um ouro, faturando, pela segunda vez consecutiva, uma medalha na OBMEP. Um ano após ganhar a prata, o jovem alcançou o lugar mais alto do pódio.
– O resultado foi surpreendente. Estou muito feliz com a conquista da minha primeira medalha de ouro na Olimpíada. A prova deste ano foi mais complexa do que a outra, por isso achei que ficaria com o 2º lugar de novo. Agora, a meta é fechar meu ciclo na OBMEP com mais um ouro no ano que vem – disse o estudante, que vai para a 3ª série em 2018.
Shai concilia o Ensino Médio com o Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, aulas de teatro e a atuação em um trabalho social na área ambiental. O jovem, que ingressou no Colégio Estadual Antonio Quirino no 6° ano do Ensino Fundamental, pretende seguir carreira na área de Matemática ou Física.
Em sua primeira participação na OBMEP, Kayllan Winslan de Jesus Oliveira, de apenas 13 anos, conquistou a tão desejada medalha de ouro. Aluno do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Aurelino Leal, em Niterói, ele já sonha com outras conquistas.
– Gosto muito de Matemática e sempre tirei notas boas na matéria. Fiquei surpreso quando soube do resultado. Meus pais estão muito orgulhosos. Vou me empenhar ainda mais para conseguir outras medalhas no futuro – contou o adolescente, que tem o sonho de ser engenheiro.
O secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer, atribui esse bom resultado ao estímulo à participação dos alunos nas olimpíadas estudantis de conhecimento, entre outras ações. Ela também destaca que, pela primeira vez, todas as unidades de ensino da Seeduc se inscreveram na OBMEP.
– A Secretaria conta com ações importantes, como o Projeto Matemática 360°, que desenvolvem as habilidades dos estudantes no aprendizado da disciplina. Além disso, as escolas e os professores incentivam a participação dos alunos em competições que envolvem a Matemática e as Ciências Exatas em geral – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.