Amazonas
16.12.2025
Como planejamento para o ano letivo de 2026, a Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE 3), responsável pelas unidades de ensino localizadas na zona centro-oeste da capital, realiza, de 16 a 18 de dezembro, o 1º Encontro Formativo da CDE 3: Alfabetizar para Transformar, uma formação continuada destinada a professores regentes do 1º e do 2 ano do Ensino Fundamental, com foco especial nos docentes alfabetizadores.
A programação acontece no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, e conta com um ciclo de palestras voltadas à capacitação dos profissionais em consonância com as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca garantir o direito à alfabetização até o fim do 2º ano do ensino fundamental, focando também na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
“Esse processo de alfabetização é um processo muito desafiador, onde nós precisamos atuar de forma efetiva, realizando esse fazer pedagógico de forma lúdica e atrativa para os nossos alunos”, destacou a coordenadora da CDE 3, Luciana Campelo.


Formação continuada
Além das palestras, que abordam temas como a saúde mental e o bem-estar dos docentes; o papel dos professores alfabetizadores diante das crianças da atualidade; e os níveis de leitura na alfabetização, os profissionais também participarão de momentos formativos com oficinas práticas para a construção de materiais pedagógicos que contribuirão para a organização e qualificação de ambientes alfabetizadores.
De acordo com a adjunta pedagógica dos Anos Iniciais da Coordenadoria Distrital de Educação 3, Elzilene Braga, a ação foi pensada para garantir que as boas práticas realizadas por um professor possam ser replicadas em outras unidades de ensino, com o objetivo de trabalhar a alfabetização de maneira igualitária nas escolas da zona centro-oeste de Manaus.
“Nós estamos trabalhando a base, que é o 1º ano, e trouxemos também os professores do 2º ano, que são as turmas que fazem a avaliação do Sadeam. Então nós acreditamos que, em 2026, a nossa coordenadoria vai dar um salto nessa questão do Pacto da Criança Alfabetizada e do projeto Amazonas + Alfabetizado”
Para os profissionais que atuam diretamente com os estudantes, os professores alfabetizadores, a formação é uma excelente oportunidade para garantir a continuidade de um trabalho que, apesar de inúmeros desafios, é feito diariamente buscando uma educação de excelência para as crianças.
A professora Cássia Moura, que há 10 anos trabalha com turmas dos Anos Iniciais na Escola Estadual (EE) Tereza de Jesus Vasconcelos Dias, localizada no bairro Alvorada, destaca que o trabalho de alfabetização exige inovação pedagógica dos professores.
“As crianças, em sua maioria, preferem o celular, o tablet, a tecnologia está tomando conta dos nossos alunos, e nós precisamos correr, nós precisamos avançar junto com a tecnologia, levando atividades mais atrativas para a sala de aula, atividades que realmente alcancem essas crianças”, afirmou.
TEXTO: Maria Eloá
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar