Consed realiza cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2025-2026

Notícias da Educação

17.02.2025

O Conselho Nacional de Secretários de Educação realizou na noite da sexta-feira (14) a Cerimônia de Posse da Nova Presidência do Consed- biênio 2025/2026. O evento aconteceu no mirante do restaurante do Hotel Royal Tulip, em Brasília. 

A mestre de cerimônia foi a jornalista Márcia Witczak, responsável pelas boas-vindas e por dar sequência à programação e interação com os convidados. 

O secretário de Estado da Educação de Sergipe, Zezinho Sobral, assume a nova presidência que estava sob a posse do secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo. 

Após assinar o termo de posse, o novo presidente do consed agradeceu pela confiança dos colegas secretários e representantes por apoiá-lo nessa nova missão tão importante. “A gente tem uma expectativa grande de poder colocar o conselho em parceria com entidades da educação para que a gente possa ter uma voz ativa. É um compromisso que assumimos. Por isso aceitei esse desafio, porque não é fácil suceder o Vitor, não é fácil estar à frente de um colegiado com essas personalidades que estão aqui funcionando e trabalhando como secretários de todo o Brasil. Reconheço a capacidade de cada um, admiro e é um momento importante para o país.” 

Na ocasião, foi realizada uma transmissão solene destacando o mandato do presidente e secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo. Ele aproveitou o momento para agradecer a presença dos representantes e falar sobre o período em que presidiu o conselho. “Vou estar sempre à disposição para continuar trabalhando com o mesmo compromisso e com a mesma paixão pela educação”, destacou o Angelo. “Encerro um ciclo de seis anos integrando a diretoria do Consed, em período marcado com muitos desafios, aprendizados e conquistas. Durante esse tempo, nós trabalhamos muito, muito mesmo para fortalecer a educação pública, promover o diálogo entre as redes, implementar políticas que impactassem positivamente a vida de milhões de estudantes, educadores e gestores Brasil afora”, finaliza. 

A secretária de Educação do Estado de Alagoas e presidente da Comissão Eleitoral, Roseane Vasconcelos, coordenou os trabalhos da eleição e foi a responsável pela avaliação do processo de posse da nova diretoria. 

Também foram empossados: Hélvia Paranaguá, do Distrito Federal, como a primeira vice-presidente, pela Região Centro-Oeste. A secretária do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, será a segunda vice pela Região Nordeste. O secretário de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, foi eleito pela Região Sudeste e será o terceiro vice. A quarta vice será a secretária Sandra Casimiro, do Amapá, pela Região Norte. Já o secretário do Paraná, Roni Miranda, foi escolhido pelo fórum para ser o quinto vice-presidente, pela Região Sul.

Para a presidência do Conselho Fiscal, foi eleito o secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher. Ao seu lado, estarão como membros titulares os secretários de Pernambuco, Gilson Monteiro Filho; e de Mato Grosso, Alan Porto. Como suplentes, estarão Fábio Vaz, de Tocantins; Aristides Cimadon, de Santa Catarina. e Rowenna Brito, da Bahia.