Notícias da Educação
21.06.2023Aconteceu na tarde dessa quarta-feira (21), uma audiência pública da Comissão de Educação do Senado para discutir a implementação do Novo Ensino Médio.
Representando o Consed, a secretária adjunta da Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, iniciou a fala reafirmando a posição de não revogação do novo ensino médio e sim da abertura do diálogo para aprimoramento e ajustes para adequação do processo.
"Não tem sido uma implementação fácil, vivemos dois anos de pandemia e sabemos o quanto isso tem impactado e os Estados caminhando sozinhos na implementação", destaca. "Entretanto cada Estado com bastante cuidado e responsável com suas definições, para o cumprimento daquilo que foi colocado na legislação".
"É importante colocar que em 2024 nós estaremos no fim do primeiro ciclo de implementação do Ensino Médio e que é importante que levamos isso em consideração diante qualquer decisão tomada durante esse período", aponta a Geniana sobre os investimentos realizados na infraestrutura, aumento no valor de alimentação escolar e contratação de professores.
A secretária também falou sobre a necessidade de apoio do Ministério da Educação para a implementação da política de forma mais estruturada. "Sabemos os desafios e temos isso bastante consciente entre secretários e redes de ensino."
Também durante a audiência, ela lembrou que o Consed resgatou as discussões por meio de GTs com técnicos responsáveis pelo Ensino Médio em cada rede para aprimoramento do documento.
A audiência atende a requerimento da senadora Professora Dorinha Seabra (TO) e contou com representantes do MEC e da Federação das Escolas Particulares.