Mato Grosso do Sul
27.03.2023Estudantes da Escola Estadual Padre Mário Blandino, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, participaram, no período de 13 a 17 de março de 2023, de uma semana de rodas de conversas em alusão ao mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
O evento foi realizado pela SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da COPED (Coordenadoria de Psicologia Educacional) e a equipe da JRE (Justiça Restaurativa Escolar), do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
Foram contemplados estudantes das etapas do ensino fundamental, anos finais (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1º ao 3º ano) da unidade escolar, onde a temática discorreu sobre as conquistas femininas ao longo da história da humanidade.
Conquistas femininas
Nesse mesmo caminho, foi apresentada a evolução do trabalho que garante às mulheres, hoje, os direitos que ainda não tinham e precisam ser mantidos. Da mesma forma, diante da constatação da cultura do machismo, foram abordados as lutas por esses direitos e o cuidado constante na garantia e manutenção dessas conquistas.
Outra abordagem foi sobre os danos causados pela violência contra as mulheres, os quais tomam uma dimensão muito maior que a agressão em si, tendo reflexos na sociedade, nas relações interpessoais no contexto familiar, bem como fragilidade no desenvolvimento harmonioso das crianças e adolescentes envolvidos na situação.
Ainda, sob a temática “Como Podemos Construir uma Sociedade em que Todos Possam Viver em Paz?” falou-se com os estudantes das diversas turmas sobre os tipos de violências ainda hoje sofridas pelas mulheres (psicológica, de gênero, moral, física, familiar, institucional, patrimonial, etc.) e a respeito da masculinidade tóxica, com a intenção de se criar consciência sobre a realidade atual da mulher e a mudança de conduta frente a violência e ao comportamento social das pessoas.
“Ao todo participaram das Rodas de Conversas 240 estudantes da Escola da Autoria Pe. Mario Blandino, assim como 68 professores”, lembrou a gestora Nelisane Trindade de Alencar Souza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.