Amapá
09.02.2024Profissionais da educação dos 16 municípios do Amapá se reuniram na terça-feira, 6, para participar do "Congresso de Educação em Rede: unindo os quatro cantos do Amapá", promovido pelo Governo do Estado. O evento marca uma série de encontros e capacitações voltadas para a qualidade do ensino com objetivo de alinhar a volta às aulas em 2024.
As atividades seguem até 1ª de março, buscando descentralizar as capacitações, levando o encontro aos 16 municípios do estado com preparação e qualificação para o retorno de mais de 100 mil estudantes às salas de aula no próximo dia 15 de fevereiro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI
Coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a programação traz uma agenda repleta de palestras, workshops e mesas redondas. A proposta é estabelecer um espaço de troca de experiências e de construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela educação no Amapá.
"Esse evento tem o objetivo de desnudar para esses profissionais a real situação da educação e mostrar que eles são parte fundamental para as mudanças que estamos propondo”, explicou a secretária adjunta da Educação, Antonia Andrade.
Além do retorno às aulas, professores, gestores e pedagogos debateram outros temas, como os índices educacionais do estado e as estratégias a serem implementadas ao longo do ano para fortalecer o ensino.
Para a professora da comunidade de Primeiro do Cassiporé, em Oiapoque, Andrea Cristina Borges, o evento trouxe reflexões e uma oportunidade de ampliar o olhar sobre os desafios enfrentados em sala de aula.
"É muito enriquecedor esse tipo de encontro porque nos proporciona uma visão geral do nosso trabalho e propõe métodos para melhorar os índices educacionais com apoio direto da Secretaria de Educação”, pontua a professora.
A abertura do Congresso contou com a participação do promotor de Justiça, Iaci Pelaes, da Promotoria da Educação. Ele destacou o esforço do Estado em estabelecer avanços no sistema educacional público.
"Estamos aqui justamente para ver as propostas de inovação para a educação da rede pública do Amapá, as novidades que chegarão às salas de aula", reforçou Pelaes.
A expectativa é que as discussões e reflexões proporcionadas no evento contribuam significativamente para o aprimoramento do sistema educacional e, consequentemente, para o desenvolvimento dos estudantes amapaenses.
Próximos passos
O encontro segue nos próximos dias, com polos nos municípios e o arquipélago do Bailique, na zona rural de Macapá. As atividades acontecem simultaneamente nas cidades a partir desta quarta-feira, 7, em polos estabelecidos na programação.
Ainda serão realizados encontros pedagógicos e formações sobre gestão escolar. As atividades seguem até 1º de março.