Comprometimento e criatividade são enfatizados em aula prática na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Mato Grosso do Sul

23.04.2024

Os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada em Dourados, estão participando de uma educação prática e envolvente, sob orientação da professora Priscila que desenvolveu aula prática e envolvente com estudantes tendo que separar os quatro componentes de uma mistura heterogênea.

A aula prática tem como escopo utilizar os materiais próprios de um laboratório onde proporciona uma experiência hands-on, “o que certamente ajuda os alunos a entenderem melhor os conceitos teóricos da química. Parece ter sido muito interessante”, menciona professora.

A atividade, não apenas reforça o aprendizado sobre métodos de separação de misturas, mas também promove o trabalho em equipe, o raciocínio científico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, atividades experimentais costumam despertar o interesse dos alunos pela disciplina e incentivá-los a explorar mais sobre o mundo da química.

Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Brasil, as competências relacionadas à disciplina de química experimental são abordadas principalmente dentro da área de Ciências da Natureza como a Investigação e Experimentação, Interpretação e Comunicação, Pensamento Crítico e Criatividade, Conhecimento Científico, Resolução de Problemas, Segurança no Laboratório, Contextualização e Interdisciplinaridade.

As competências, quando integradas ao planejamento e execução de aulas de química experimental, contribuem para o desenvolvimento de habilidades científicas e críticas nos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios no campo da ciência e tecnologia.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.