Mato Grosso do Sul
23.04.2024Os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada em Dourados, estão participando de uma educação prática e envolvente, sob orientação da professora Priscila que desenvolveu aula prática e envolvente com estudantes tendo que separar os quatro componentes de uma mistura heterogênea.
A aula prática tem como escopo utilizar os materiais próprios de um laboratório onde proporciona uma experiência hands-on, “o que certamente ajuda os alunos a entenderem melhor os conceitos teóricos da química. Parece ter sido muito interessante”, menciona professora.
A atividade, não apenas reforça o aprendizado sobre métodos de separação de misturas, mas também promove o trabalho em equipe, o raciocínio científico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, atividades experimentais costumam despertar o interesse dos alunos pela disciplina e incentivá-los a explorar mais sobre o mundo da química.
Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Brasil, as competências relacionadas à disciplina de química experimental são abordadas principalmente dentro da área de Ciências da Natureza como a Investigação e Experimentação, Interpretação e Comunicação, Pensamento Crítico e Criatividade, Conhecimento Científico, Resolução de Problemas, Segurança no Laboratório, Contextualização e Interdisciplinaridade.
As competências, quando integradas ao planejamento e execução de aulas de química experimental, contribuem para o desenvolvimento de habilidades científicas e críticas nos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios no campo da ciência e tecnologia.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.