Alagoas
14.06.2021“Quando é que nós, filhos e filhas de trabalhadores, imaginaríamos que, um dia, poderíamos contribuir com a educação de Alagoas como gerentes regionais? Hoje, essa realidade é possível”. A indagação de Sandra Vitorino não é só uma recordação de sua trajetória pessoal, mas também a constatação de uma mudança na forma de se gerir a educação pública alagoana. Ela e mais 12 colegas foram empossados na última terça-feira (08) como gerentes regionais de educação em cerimônia conduzida pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.
As Gerências Regionais de Educação (Geres) funcionam como representações da Secretaria da Educação (Seduc), fazendo também uma ponte entre a secretaria e as redes municipais, particulares e federal de ensino.
Desde 2015, o processo de escolha dos gerentes regionais tem como referência o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o que reflete uma preocupação do governador Renan Filho em reconhecer as escolas e os gestores com os melhores resultados educacionais da rede pública de Alagoas.
“Temos servidores apaixonados na rede pública e são eles que movem, sustentam e fazem a educação melhorar. Esse sistema de seleção, que leva em conta o IDEB, reconhece o trabalho daqueles que tiveram os melhores desempenhos em suas escolas e nos ajuda a construir, em conjunto, um cenário motivador e de grandes resultados na Educação de Alagoas”, fala o secretário Rafael Brito.
Poder da escola pública
Selecionados, respectivamente, para a 1ª e 8ª Geres, Sandra Vitorino e Edivaldo Barros construíram sua trajetória educacional e profissional na escola pública. Eles acreditam que, no cargo de gerentes, podem ajudar outros jovens a terem as vidas transformadas pela educação, assim como aconteceu com eles.
“Eu sou o que sou graças à escola pública. Fui da primeira turma de magistério da Escola Estadual Carlos Gomes, em União dos Palmares, e depois me formei em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Ser gerente regional é uma valorização ímpar para qualquer professor e essa conquista eu dedico a todos que fazem a Escola Estadual Rocha Cavalcanti e também a minha mãe Lindaura, uma mulher batalhadora que criou sete filhos e me ensinou a não fugir de desafios”, frisa Sandra.
Natural de São José da Tapera, Edivaldo é professor da rede estadual desde 2014 e foi selecionado pelo seu trabalho à frente da Escola Estadual de Monteirópolis, que obteve IDEB 5.0. Para ele, a educação pública tem um poder emancipatório na vida de um jovem.
“Participar desta seleção foi muito importante, pois vimos a preocupação do Governo em reconhecer os profissionais que buscam fazer um trabalho de excelência em suas escolas. Isso nos dá certeza de que estamos no caminho certo na busca por uma sociedade mais justa e equalitária e com oportunidades para a juventude”, afirma Edivaldo, formado em História e Filosofia pela Ufal e especialista em Gestão Escolar.
Valorização
Tendo sob sua responsabilidade, respectivamente, as escolas do Agreste (Arapiraca e municípios vizinhos) e do Vale do Mundaú (União dos Palmares e região), Afonso de Alcântara, da 5ª Gere e Arthur Ferreira, da 7ª, são unânimes ao afirmarem que o processo de seleção a partir do IDEB representa a valorização do educador da rede pública.
Formado em Química pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o taquaranense Afonso nunca imaginou que um dia seria diretor de uma das mais tradicionais instituições de ensino de Arapiraca, a Escola Estadual Senador Rui Palmeira, o antigo Premen. Com a implantação do ensino integral, rompeu paradigmas e uniu a comunidade na construção de uma nova identidade para a instituição. O engajamento não demorou a trazer resultados e a unidade registrou o melhor desempenho nas edições 2018 e 2019 do Enem dentre as escolas da rede estadual da 5ª Gere.No Enem 2019, foi ainda a escola estadual com a terceira melhor média no exame e ficou entre as dez melhores instituições públicas e privadas de Arapiraca com o melhor desempenho na prova.
“Esse processo representa o reconhecimento do currículo, das boas experiências e resultados em detrimento das relações políticas. Uma conquista que atribuo ao engajamento de todos que fazem a Escola Estadual Senador Rui Palmeira. Para chegar ao IDEB 4,8, quebramos paradigmas, construímos novos e nos tornamos uma grande família”, revela Afonso, que também lecionou nas escolas estaduais Adriano Jorge, de Arapiraca e Santos Ferraz, de Taquarana, onde cursou os anos iniciais do ensino fundamental.
O sentimento de gratidão e carinho pela comunidade escolar da Escola Estadual Carlos Gomes – que obteve IDEB 4.3 no ensino médio - também move o palmarino Arthur. Lá, ele vivenciou toda a sua experiência como docente de Biologia e gestor.
“Estamos vivendo um momento especial na educação de Alagoas, onde o estado, por duas edições consecutivas, registra crescimento no IDEB. Sou muito grato por ter participado desse processo e, para chegar ao resultado que tivemos na Carlos Gomes, encaramos este desafio unidos. Parabenizo à Seduc por usar este critério para a seleção dos gerentes, pois isto fortalece toda a rede”, declara Arthur, que também já foi técnico pedagógico da 7ª Gere.
Estratégias
Alcançando as melhores pontuações de suas regionais no ensino médio e anos finais do ensino fundamental, Alexsandra Rodrigues da Costa, da 2ª Gere e Cássio Costa Lima, da 13ª, conseguiram, em um período de dois anos, resultados notáveis para as escolas estaduais Professora Edleuza Oliveira da Silva, em São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela, em Maceió. Para isso, apostaram em parcerias, ações para a melhoria da proficiência em matemática e língua portuguesa e união de toda a comunidade escolar.
Graduada em Letras – Português/Inglês pela Uneal e Pedagogia pela Ufal, Alexsandra possui uma trajetória de contribuições à educação da população miguelense, o que inclui a atuação como secretária adjunta de Educação do município. Em 2017, assumiu a missão de ser diretora da primeira escola de tempo integral da rede estadual de São Miguel dos Campos, um sonho dos moradores do conjunto Hélio Jatobá, na parte alta da cidade. Com um espírito de liderança e sempre buscando atrair a comunidade para junto da escola, os resultados não demoraram a aparecer.
“Com dois anos de existência, tivemos o melhor IDEB do ensino médio da regional (4,8) e vários estudantes aprovados em faculdades públicas e privadas, muitos deles inclusive sendo as primeiras pessoas de suas famílias a entrarem em uma universidade. O resultado que tivemos é fruto de um trabalho coletivo, que focou na proficiência, correção de fluxo e combate à evasão, com a escola buscando sempre envolver a comunidade e o território em suas ações”, recorda Alexsandra.
Professor de Artes, Cássio chegou à direção da Teotônio Vilela em 2016 e, desde então, viu muitas mudanças acontecerem na unidade que, em 2015, não teve nota no IDEB. Um resultado que entristeceu a todos que fazem a escola, mas que também serviu como impulso para a conquista de melhorias.
“Em 2017, conseguimos a inédita nota 4,3 e superamos a meta projetada pelo Inep. Em 2018, quando nos tornamos ensino integral, nosso trabalho foi fortalecido e isso ajudou a garantir acesso, permanência e sucesso escolar de todos os alunos matriculados em 2018 e 2019, ou seja, tivemos evasão e reprovação zero. Paralelamente, também fortalecemos a proficiência com a revitalização de espaços de leitura, laboratórios de matemática e parcerias com a Ufal e o Ifal. Assim, chegamos à nota 5,7 em 2019, a maior da 13ª Gere nos anos finais do ensino fundamental”, relata Cássio, que assume a maior Gere da rede estadual, com quase 60 unidades.
Desafios - O secretário Executivo da Educação, José Márcio Augusto de Oliveira, acompanhou todas as etapas desta quarta edição do processo seletivo para as Geres e fala dos desafios para o futuro.
“Buscamos selecionar candidatos experientes, qualificados e comprometidos em colaborar com este momento tão desafiador neste momento que vivenciamos na educação em todo o mundo. Eles serão agentes que terão um papel fundamental na construção do processo de retorno das aulas presenciais, quando assim for possível, bem como da retomada da normalidade e de ações de superação que serão empreendidas pela Seduc”, avalia.
Novos gerentes – Confira abaixo a lista dos gerentes regionais de Educação que atuarão no biênio 2021-2023:
1ª Gere (Maceió) - Sandra Vitorino do Nascimento;
2ª Gere (São Miguel dos Campos) - Alexsandra Rodrigues da Costa;
3ª Gere (Palmeira dos Índios) - Ana Paula Soares da Silva Barros;
4ª Gere – (Viçosa)- Josenildo Marabá da Silva Lima Viçosa;
5ª Gere (Arapiraca) - José Afonso de Alcântara;
6ª Gere (Santana do Ipanema) - Heloiza Andreia Lins Teixeira;
7ª Gere – (União dos Palmares) - Artur Ferreira da Silva Filho;
8ª Gere (Pão de Açúcar) - Edivaldo Vieira Barros;
9ª Gere (Penedo) - Jorge Luiz dos Santos;
10ª Gere (Porto Calvo) - Edclea Ataide da Silva;
11ª Gere (Piranhas) - Jeorgens Ferreira da Silva;
12ª Gere (Rio Largo) - José Henrique dos Santos;
13ª Gere (Maceió) - Cássio Costa de Lima.