Com selo ouro do MEC, Seduc avança na Alfabetização na Idade Certa e investe na formação de professores das redes municipais

Piaui

10.04.2025

O Piauí se consolida como referência nacional em Alfabetização Infantil. Reconhecido pelo Ministério da Educação com o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 2024, o estado se destaca entre os melhores do país ao apostar em um regime sólido de colaboração entre Estado e municípios para garantir que toda criança aprenda a ler e escrever na idade certa.

Parte essencial dessa política de sucesso é a formação continuada de professores alfabetizadores. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu durante esta semana, em Teresina, mais de 120 coordenadores e formadores das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) para o segundo módulo de formação do PPAIC 2025.

O programa, estruturado em quatro módulos com carga horária de 64 horas, promove encontros mensais com professores e gestores escolares. Além disso, realiza formações com base em dados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), avaliações internas e análise da fluência leitora, com estratégias específicas para redes que enfrentam maiores desafios.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o avanço do Piauí é fruto de um planejamento estratégico pautado por evidências. “Estamos construindo uma verdadeira transformação na alfabetização. Com formação de qualidade, acompanhamento técnico e metas claras, mostramos que é possível alfabetizar na idade certa. E estamos fazendo isso em Regime de Colaboração com todos os 224 municípios”, afirmou.

Formação com impacto direto na sala de aula

A Coordenadora Estadual do PPAIC, Lia Raquel Sousa, reforça o papel coletivo do programa. “Já temos municípios com 100% das crianças alfabetizadas e queremos que essa realidade chegue a todos. O diferencial do PPAIC está justamente na união entre Seduc, gestores municipais e professores”, destaca.


Quem vive a transformação de perto confirma o impacto. Francisca Oliveira, da 13ª GRE, em São Raimundo Nonato, relata que a formação tem mudado vidas. “Nosso trabalho é puxar as redes que ainda têm dificuldades e garantir que ninguém fique para trás. Já vemos municípios crescendo juntos", conta. 

Ana Fernanda Vieira, da 12ª GRE, em São João do Piauí, afirma que os efeitos da formação são visíveis na prática. “Os professores saem do curso com a aula estruturada e já aplicam o que aprendem. Atividades como segmentação de palavras com colagens e jogos fazem parte da rotina. O resultado está chegando", afirma. 

Referência nacional no regime de colaboração

Com apoio técnico, assessoramento pedagógico e pactuação de metas, o PPAIC se consolida como uma das políticas educacionais mais eficientes do país no combate ao analfabetismo infantil. O reconhecimento nacional é reflexo direto da aposta do Governo do Piauí em uma alfabetização baseada em evidências, com foco na equidade e nos resultados concretos.

“Enquanto outros estados ainda estruturam seus programas, o Piauí avança com um modelo que integra todas as redes, promove a formação contínua e colhe frutos em avaliações nacionais. O compromisso do Governador Rafael é claro: nenhuma criança pode ficar fora da escola e sem aprender a ler e escrever até os 7 anos”, afirma o Secretário Washington Bandeira.