Amapá
07.11.2023Escolas do Amapá têm até o dia 10 de novembro para concluírem a aplicação da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Até esta segunda-feira, 6, cerca de 97% das unidades escolares haviam aplicado o exame. Como incentivo, o Governo do Estado realizou este ano uma série de encontros com gestores escolares, para fortalecer a preparação dos alunos.
A prova do Seab está sendo aplicada desde o dia 23 de outubro e para garantir 100% de participação dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), criou estratégias como o “Bora Fazer Saeb, mano!”. A atividade foi desenvolvida para estimular diretores, coordenadores pedagógicos e professores, nas práticas laborais com os alunos para garantir um bom desempenho na avaliação.
Entre as ações elaboradas pelos educadores estão as aulas temáticas e os simulados. Algumas instituições também proporcionaram momentos de relaxamento para os alunos minutos antes da prova.
Atividades lúdicas
Na Escola Estadual São Bento, localizada no município de Santana, houve a participação de 100% dos alunos. A instituição atende crianças da 1ª à 5ª série do fundamental e da 1ª e 4ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, cem estudantes que estão matriculados do 2° ao 5º ano, foram avaliados.
Segundo o diretor Josinaldo Viana de Araújo, uma das estratégias usadas pela escola para garantir que todos os estudantes fizessem a prova, foi a realização de quatro simulados e atividades lúdicas como aulas temáticas e a confecção de plaquinhas sobre o tema. “O resultado só foi possível porque recebemos total apoio da Seed com seminários e cursos”, considerou o diretor.
Na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, 95% dos estudantes do 3º ano do ensino médio foram avaliados. Lá as provas foram aplicadas no dia 23 de outubro. Dos 126 alunos matriculados, apenas 6 não compareceram para fazer o exame.O diretor da instituição, Alexandre Bacelar, disse que a equipe de gestão passou por formações onde receberam dados importantes sobre o Saeb. Além disso, eles realizaram reuniões com estudantes e desenvolveram ações pedagógicas para alcançar um bom rendimento na avaliação.
“Os professores planejaram suas atividades com ênfase no SAEB e no dia da prova fizemos um momento de relaxamentos com os estudantes. Acompanhamos toda a aplicação fornecendo todo suporte necessário aos aplicadores e alunos”, salientou.
A aluna Marina Primo Freitas, 18 anos, acha a prova importante porque, segundo ela, avalia os conhecimentos adquiridos durante a vida escolar. “Comprova que os estudos são importantes para a formação e crescimento de todo cidadão. É útil saber que estou ajudando a minha amada escola com seu Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, avaliou.
Saeb
No Amapá, 26 mil estudantes da rede estadual de educação estão aptos a realizar a prova. São estudantes do 2º, 5º, 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Eles estão sendo avaliados nas disciplinas de português e matemática.
A avaliação é gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com contrapartida do Governo do Amapá que disponibilizou técnicos para a realização de treinamentos, tudo voltado para o bom desempenho do estado na avaliação.
As notas da prova compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), importante instrumento de avaliação do ensino brasileiro que garante repasses de recursos federais para o desenvolvimento da educação no Amapá.