Paraíba
14.11.2024Cerca de 50 estudantes da Rede Pública Estadual da Paraíba, intercambistas do programa Conexão Mundo, receberam na manhã desta quinta-feira (07) os seus passaportes na agência da Polícia Federal, no bairro Manaíra, em João Pessoa. Além dos estudantes que receberam, outros 13 compareceram para solicitar a emissão do documento.
Nesta manhã estiveram presentes estudantes das 1ª, 16º, 5ª e 12ª Gerências Regionais. Os embarques acontecerão no início de 2025, e ao todo, voarão para a experiência internacional outros 230 estudantes, dos 400 selecionados na edição 2024/2025 do Conexão. Deste quantitativo são 80 estudantes, na modalidade Curso de Idiomas Inglês; 40, pela modalidade Formação Profissional; e outros 50, pela modalidade Curso de Idiomas Mandarim.
Caio Rafael Azevedo Gonçalves dos Santos, de 16 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio, da ECIT Erenice Cavalcante Fidelis, localizada na cidade de Bayeux, é um dos jovens intercambistas, e vai o Reino Unido. Caio conta que se preparou muito para ser aprovado. “Eu fiz um programa de estudo de pelo menos uma hora por dia. Vi filmes exclusivamente em inglês, livros exclusivamente em inglês e também consumi conteúdo americano”, revela.
Uma das novidades desta edição do Conexão Mundo é o intercâmbio na China. Os estudantes irão estudar mandarim na província de Shaanxi. Luiz Henrique Chavelha de Carvalho, de 17 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio, da ETE de Arte, em João Pessoa, é um dos intercambistas que vão para o país asiático. Ele conta que está buscando conhecer ao máximo a cultura e também aprendendo um pouco da língua.
Tanto Caio quanto Luiz Henrique acreditam que a iniciativa do governo do estado em proporcionar aos estudantes a possibilidade de fazer intercâmbio no exterior é muito positiva. “Eu acho uma iniciativa muito boa, de verdade, principalmente pra essas famílias que não têm essas condições e é algo que dá o mérito pra quem realmente quer”, ressalta Luiz Henrique.
“Eu acho incrível que o governo do estado está dando essa oportunidade para estudantes de escolas públicas, de ensino público no geral. É um grande começo para quem está ainda estudando”, completa Caio.