Tocantins
22.09.2025O Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Ananás, promoveu no último sábado, 20, uma grande celebração à leitura e ao protagonismo estudantil. A unidade escolar lançou o livro “Contos que te conto”, que reúne textos e ilustrações produzidos pelos próprios estudantes, marcando um momento de valorização da autoria e da criatividade juvenil.
A atividade integrou o Dia D da Leitura, iniciativa realizada em todas as escolas estaduais do Tocantins para estimular o hábito da leitura e aproximar os jovens do universo literário. No colégio, a programação envolveu apresentações musicais, encenações teatrais e a leitura de trechos da obra, além da aguardada sessão de autógrafos, quando os estudantes receberam leitores e familiares com livros em mãos, vivendo a experiência de verdadeiros escritores.
O projeto também se destacou pelo caráter inclusivo: estudantes neurodivergentes participaram ativamente tanto da escrita quanto da ilustração da coletânea. A professora Ana Karolina de Melo, responsável pela edição e montagem do livro, ressaltou o significado dessa participação. “Trabalhar com uma turma diversa, incluindo estudantes neurodivergentes, foi muito especial. Ver todos participando ativamente mostrou que a diversidade não é um obstáculo, mas sim uma potência criativa”, afirmou.
O diretor da unidade escolar e prefaciador da obra, Willas Santos, destacou o impacto histórico do projeto. “Estamos oportunizando novos autores, incentivando a escrita criativa e colaborativa, dando lugar ao protagonismo de cada estudante. Com certeza, uma obra que nasce grande e para ficar. É o primeiro livro de muitas histórias que ainda iremos contar”, declarou.
Entre os jovens autores, a emoção foi unânime. A estudante Júlia Cristyna celebrou a conquista. “Me senti muito especial por ter participado desse trabalho e fiquei feliz por ter a oportunidade de ser a autora de uma história. Essa experiência significou muito pra mim, pois me esforcei bastante para que minha história fosse uma das escolhidas”, disse.
Idealizado e conduzido pelos professores da área de Linguagens, o projeto já nasce como símbolo de criatividade, inclusão e protagonismo juvenil. A expectativa é de que uma segunda edição do livro seja lançada em 2026, fortalecendo ainda mais a cultura literária no município de Ananás e em toda a comunidade escolar.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Seduc/Governo do Tocantins