CNPq recebe até março inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Parceiro

23.02.2016

Com o tema "Inovação e Empreendedorismo", o Prêmio é atribuído a cinco categorias: Iniciação Científica; Estudante Universitário; Jovem Pesquisador; Pesquisador Sênior, categoria incluída nesta nova edição; e Integração. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no endereço do prêmio. 

O prêmio é lançado anualmente e de forma simultânea nos países membros e associados ao MERCOSUL: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Para esta edição, o projeto ou trabalho de pesquisa deverá abordar uma ou mais das seguintes linhas: Inovação tecnológica; Geração de startups e aceleradoras; Gestão da Inovação, compreendendo os processos, serviços, estratégias e recursos envolvidos; Modelos e propostas de ambiente gerador de idéias, dentro da empresa ou instituição, voltadas para a inovação tecnológica e o empreendedorismo e Ferramentas e treinamentos facilitadores da criação e manutenção de uma cultura empreendedora na empresa ou instituição.

A divulgação do resultado está prevista para acontecer até o dia 31/05/2016, na página no Prêmio na internet.

O Prêmio - Instituído em 1998 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) com a denominação Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores e a partir da edição de 2004 o prêmio passou a ser denominado Prêmio Mercosul para Ciência e Tecnologia.

O Prêmio é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O objetivo é reconhecer e premiar, entre os países membros e associados ao MERCOSUL, os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa; incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação; e contribuir para o processo de integração regional, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico local.

Informações Ascom CNPQ