A cerimônia ocorreu na tarde desta terça (8/12), na sede Conselho Nacional de Educação - CNE, em Brasília. A solenidade de Posse dos Conselheiros do CNE contou com a presença da ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes; do secretário de Educação Básica do MEC, Manoel Palácios; do secretário da SECADI/MEC, Paulo Gabriel Nacif; do presidente do INEP, Chico Soares. O Consed foi representando pelo secretário de Estado de Educação do Amazonas e vice-presidente do Conselho, Rossieli Soares da Silva e pela secretária executiva, Nilce Rosa da Costa.
A ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, que também já foi membro do Conselho, afirmou que o CNE é uma espaço da aprendizagem sobre as políticas educacionais brasileira. "Um espaço plural e que tem se destacado no respeito a diversidade na educação. O CNE tem proporcionado o debate sobre a diversidade e a inclusão que também são temas da educação".
O secretário de Educação Básica do MEC, Manoel Palácios, representou o Ministro da Educação e destacou a responsabilidade do CNE. “O Conselho, do qual também faço parte, representa vários setores da educação no Brasil e aponta para a educação como uma política de estado”, afirmou.
Tomaram posse como conselheiros na Câmara de Educação Básica: Aurina Oliveira Santana, com mandato de quatro anos; e Ivan Cláudio Siqueira, em substituição a Nilma Lino Gomes, com mandato até 6 de outubro de 2018.
Perfil de Aurina Oliveira Santana
Aurina Oliveira Santana foi aluna da Escola Técnica Federal da Bahia, hoje Instituto Federal, de 1971 a 1973, e estagiária em 1974. Natural de Salvador, assumiu como docente a partir de 1975. Foi
eleita Diretora do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) da Bahia por três vezes consecutivas. Desde 2006, é reitora da instituição onde estudou, sendo a primeira mulher negra a assumir essa função. Reconhecida pela comunidade do Instituto Federal da Bahia, foi reeleita para o cargo pelo período de 2010-2014 com mais de 70% dos votos. Graduou-se em licenciatura em administração de sistema educacional pela Universidade do Estado da Bahia, em 1978, atuou como professora de primeiro e segundo graus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e coordenadora do curso de eletrotécnica. Liderança natural em todos os campi do instituto, com personalidade integradora, congrega todos os segmentos da instituição, que em sua gestão abriu seis novos campi. Destaca-se pelo apoio conquistado em todas as esferas da administração pública municipal, estadual e federal, apoio este que levou o Instituto Federal da Bahia a se destacar nacionalmente. Aurina faz parte, ainda, do Conselho Superior do Centro de Educação Federal Tecnológico, além de ser conselheira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Perfil de Ivan Cláudio Siqueira
Doutor (2009) e Mestre (1999) em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Especialista em História da Música e História da Arte Ocidental pela Berklee College of Music - EUA (2014). Graduado em Português e Inglês pela Unesp-Assis (1993). Áreas de atuação: Ciência da Informação, Educação e Tecnologia, Cultura Afro-Brasileira, Estética & Artes (Literatura, Música, HQ), Professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, (2010). Professor Visitante na Kyoto University of Foreign Studies (Japão), Abr 2014 a Mar 2015.
com informações dos sites do MEC/USP/CONIF/FENEP.