Chá Literário da Escola Estadual Dona Inês homenageia a escritora Cecília Meireles

Tocantins

26.09.2024

Professores e estudantes da Escola Estadual Dona Inês, localizada em Aurora do Tocantins, promoveram recentemente um Chá Literário em homenagem à escritora Cecília Meireles, com muita poesia, arte e animação.

A professora Edi Araújo Guimarães Cabral, que coordena a área de Linguagens e leciona Língua Inglesa, idealizou o projeto e organizou as atividades. “O primeiro passo foi escolher o autor homenageado, depois selecionamos a obra e promovemos a leitura e a reflexão. Em seguida, os estudantes treinaram as formas de apresentar. E nós caprichamos na organização do ambiente, de tal forma que ficasse confortável e acolhedor”, explicou a professora.

Neste ano, o projeto deu tão certo e envolveu toda a escola, como a equipe gestora, professores de Língua Portuguesa e familiares dos estudantes. “Nesta edição, contamos com alunos que declamaram poesias com suas mães. Nós observamos que houve uma aprendizagem significativa, como a ampliação do vocabulário, melhora na leitura e um maior interesse pelo gênero poesia. Percebemos também que, após o evento, cresceu a procura por livros e a frequência na sala de leitura. Ficamos muito satisfeitos com o resultado”, frisou a professora Edi.

O projeto é realizado todos os anos e sempre tem um escritor homenageado para que todos da escola conheçam sua história e obras. Nos anos anteriores, foram homenageados Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade.

Vitória Yasmin, 13 anos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, participou do projeto e disse que ficou encantada com todas as apresentações. “Gostamos muito desse trabalho, porque cada poema nos leva a refletir sobre os desafios da vida, a não desistir e seguir em frente”, comentou.

“Eu gostei demais do projeto, com certeza irei levar ensinamentos para minha vida futura. E o mais importante é o incentivo que nos deu para praticar a leitura”, falou o estudante Jean Marinho Taveira, 13 anos, do 8° ano do ensino fundamental. 

Janaíne Marinho, mãe do aluno Jean também participou do evento. “Foi um momento gratificante na vida estudantil dos nossos alunos (filhos). Esse tipo de ação proporciona incentivo, e desta forma, teremos um mundo melhor com bons leitores e posteriormente bons escritores, pois sabemos que quem lê bem, escreve melhor ainda”, ressaltou.

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins