Piaui
22.11.2023Na última segunda-feira, dia 20, o CETI Prof. Antônio dos Reis, localizado no município de Boqueirão do Piauí, promoveu a culminância do projeto "Valorizando Nossa Herança Afro-Brasileira: Celebrando o Dia da Consciência Negra na Escola". A iniciativa, que busca resgatar e enaltecer a rica herança cultural afro-brasileira, proporcionou uma série de atividades.
Entre os destaques do evento, desfiles foram realizados para celebrar a beleza negra, enfatizando a diversidade e a pluralidade presentes na comunidade estudantil. Além disso, a escola promoveu um ensaio fotográfico profissional para a Exposição "Ancestralidade Afro", que fica exposta no pátio da escola até o dia 24 de novembro. A exposição tem conquistado a comunidade local, recebendo uma excelente repercussão e até mesmo um convite para um evento dedicado à cultura negra em Campo Maior.
A professora Cláudia Nascimento, responsável pela produção dos estudantes para o Ensaio, destacou que o projeto alcançou seu objetivo mais nobre: elevar a autoestima não apenas dos estudantes que participaram, mas também daqueles que se viram representados nas imagens. “Cada fotografia capturada conta uma história, uma jornada de autoestima, orgulho e amor-próprio”, explica a professora.
A iniciativa para o projeto partiu da gestão escolar, que tem a frente a Prof. Irene Sales, e foi abraçada por professores e estudantes. O coordenador pedagógico, professor Balduino Júnior, destacou que “a grande maioria dos alunos do CETI Prof. Antônio dos Reis é composta por descendentes de negros, expressando sua identidade por meio da cor preta ou parda. Contudo, muitos não reconhecem plenamente sua herança cultural, seja por falta de conhecimento, receio de discriminação ou baixa autoestima”, explica Balduíno.
Diante desse cenário, o projeto busca fortalecer a autoestima dos alunos, promovendo a conscientização sobre a riqueza da cultura afro-brasileira, reconhecendo legados e incentivando a participação ativa na celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. A expectativa é que, ao compreenderem e valorizarem suas raízes, os alunos contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a diversidade é celebrada e respeitada.