Cerimônia de Premiação celebra o programa NaMoral 2024

Distrito Federal

28.11.2024

A Cerimônia de Premiação do programa NaMoral 2024 lotou o auditório do Hípica Hall de estudantes da rede pública de ensino do DF. O evento acontece nesta terça e quarta-feira (26 e 27/11) para celebrar o sucesso do programa, que desde 2019 tem se destacado como um modelo de educação que valoriza o respeito e a inclusão. Ao todo, cerca de 4.000 alunos compareceram à cerimônia.

O programa é feito de parceiros, como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF). Juntos, eles alcançaram mais de 20 mil estudantes em 70 escolas de diversas regiões da capital. Presente no evento, a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou o quanto é importante focar na mudança de mentalidade.

“Estudantes da rede pública de ensino, é necessário ter essa metanoia, ou seja, essa mudança de mentalidade, não é por que todo mundo faz, que eu vou fazer também. É necessário ter foco na nossa integridade, nos nossos valores e princípios. É assim que vocẽs terão um futuro melhor, por meio de ações que mudem a mentalidade de vocês”.

Diversas ações têm sido realizadas nas escolas, como oficinas interativas, jogos, rodas de conversa, palestras com especialistas em ética e direitos humanos. O programa gera um rico espaço de debate sobre honestidade, integridade e ética. O estudante do CEMI do Gama, Arthur Mota, de 16 anos, explicou sobre o projeto “Pegue e Pague”, que se tornou um grande sucesso na escola.

“Nós colocamos algumas coisas para vender lá no colégio. Não vai ter câmera, não vai ter ninguém atrás de você, então a gente conta apenas com a sua honestidade, ética e integridade. Você vai lá, pega seu doce, paga na caixinha, tem que colocar o pix. Enfim, tem várias formas de você pagar aquilo”.

A idealizadora do programa, a promotora o MPDFT, Luciana Asper, ressaltou a importância da educação para a integridade. “Esses alunos representam a esperança, a transformação. Nós temos que nos apropriar da educação para a integridade. Construir, educar e forjar nossas pedras preciosas, simbolizados pelos troféus do NaMoral. O programa é sobre isso, sobre essa forja cotidiana da excelência humana”.

Um dos lemas do NaMoral é “Esperto mesmo é ser honesto” e também possui como propostas valorizar o respeito e a inclusão dentro e fora da sala de aula. O Procurador-Geral da Justiça, Georges Seigneur, presente no evento, exaltou as belas consequências do programa. “É muito gratificante ver um projeto como o Namoral florescendo e crescendo nas escolas, para que nós possamos conscientizar as outras gerações, para que nós tenhamos uma sociedade mais íntegra e que respeita ao próximo”.

Texto: Andressa Rios, Ascom/SEEDF

Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF