Sergipe
08.05.2024O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, uma instituição de Ensino Médio em Tempo Integral localizada em Aracaju, realizará no dia 11 de maio, no auditório da unidade escolar, a sexta edição do Atheneu ONU, que se destaca como a maior simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas de toda a América Latina. O evento, que já se consolidou como uma referência em debates de temas globais e nacionais, reunirá representantes do Poder Público e autoridades políticas para discutir questões atuais, como o papel da ONU no combate à pobreza e desigualdade.
Além da simulação em si, a programação inclui momentos de diálogo com especialistas, como no dia 10 de maio, quando os alunos que representarão os chefes de Estado terão a oportunidade de discutir sobre o combate à desinformação com o secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Caldeira Brant Monteiro de Castro.
Ainda dentro da programação, no dia 11, pela primeira vez, em Sergipe, um comitê participará com simulação em inglês, abordando o tema da fome no Oeste e Centro da África. “Esta inclusão reflete o compromisso do Atheneu Sergipense com a diversidade e a internacionalização do conhecimento. O tema central do evento abordará ‘O papel da ONU no combate à pobreza e à desigualdade’. O Brasil estará sediando o G20, e replicaremos o tema”, explica o orientador e idealizador do Atheneu ONU, professor Yuri Norberto.
Durante a simulação, os estudantes assumirão o papel de chefes de Estado, utilizando seu espaço para reivindicar uma educação emancipadora, de qualidade e equitativa, além de expressar preocupação com as crises climáticas e humanitárias globais. Países como Brasil, China, EUA, Índia e da União Europeia, entre outros, serão representados pelos alunos, que mergulharão nos campos da diplomacia, ciência política, política internacional e direito.
Atheneu ONU
O Atheneu ONU, idealizado pelo professor e orientador Yuri Norberto, propõe uma metodologia ativa que estimula os alunos a debaterem questões globais, combatendo assim a desinformação. “A sexta edição do evento trará uma novidade significativa: a participação de consultores, incluindo juízes, secretários de Estado, professores universitários e vereadores, que auxiliarão os alunos na gestão das propostas de resolução e no embasamento de conteúdo”, afirma Yuri Norberto.
Destacando-se pela sua aplicabilidade metodológica e integração com as aulas da BNCC, o Atheneu ONU proporciona uma oportunidade única para os alunos discutirem e encontrarem soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela ONU e pelo mundo contemporâneo. A organização e condução do evento são construídas pelos próprios alunos, que ressaltam o princípio do protagonismo, essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a vida.
De acordo com o diretor do Atheneu, Daniel Lemos, a simulação é mais do que um evento; é uma jornada de aprendizado contínuo que está alinhada com os quatro pilares da educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Estamos moldando indivíduos capazes de conhecer, fazer, conviver e ser - prontos para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável”, destaca.
O secretário geral do Atheneu ONU, o estudante Jorge Souza, disse estar ansioso e com grandes expectativas para todos os envolvidos no projeto. Segundo ele, a edição 2024 será uma oportunidade para que cada participante possa aproveitar ao máximo e ter um desenvolvimento significativo no desempenho acadêmico dos alunos, além de proporcionar a eles a oportunidade de explorar e aprofundar seu conhecimento no fascinante mundo das Relações Internacionais. “Queremos mostrar que o Atheneu ONU vai muito além de um evento; é um movimento dinâmico e inovador, que promove o engajamento e a aprendizagem transformadora”, afirma.
Programação:
10/05 - Audiência dos estudantes chefes de Estado com SECOM-PRESIDÊNCIA
11/05 - Simulação (na escola)
13/05- Cerimônia de encerramento (Teatro Atheneu)