Sergipe
11.03.2021Superando os sobressaltos lançados pela pandemia de coronavírus, as escolas seguem se adaptando à nova era do Ensino Híbrido, com o estabelecimento de aulas remotas e presenciais. Nesse cenário, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no bairro São José, em Aracaju, está instituindo o Laboratório de Educação e Aprendizagem Digital (LEAD).
O projeto uniu a experiência em educação desempenhada pelo Atheneu Sergipense ao longo de 150 anos, com a atualização e transição às novas tecnologias digitais e tendências do mercado. Portanto, ao longo do mês de março o professor orientador do projeto, Yuri Noberto, apresentará o LEAD Atheneu a toda comunidade escolar, sobretudo aos alunos matriculados e interessados pela empreitada.
“É um espaço criado para as novas demandas do mundo e da educação. Nosso pilar é a Educação 4.0 e vamos enfrentar os desafios de lidar com tecnologia e inovação de maneira efetiva na sala de aula. Nesse primeiro momento o projeto funcionará como uma disciplina Eletiva. A ideia do LEAD é ser vetor de novas metodologias de aprendizagem criativa e também formação para o mundo do trabalho”, explicou Yuri.
Segundo ele, os trabalhos serão executados em três áreas: produção de conteúdo, design e programação. O LEAD contará com a parceria de empresas como a Alura, uma plataforma de cursos de tecnologia; o Luizalabs, laboratório de tecnologia da Magazine Luiza; e o Nexo Jornal, site de notícias que atua com jornalismo independente. “No dia a dia vamos funcionar com o que chamamos de jornada da aprendizagem. Montamos em conjunto com os parceiros as trilhas de conhecimento”, destacou o professor Yuri, informando que através do Alura os alunos terão acesso à cursos de programação, design, edição de vídeos, marketing digital e estarão prontos para atuarem fora da escola.
As trilhas de conhecimento terão duração de um semestre, aproximadamente, e apresentam a seguinte metodologia: os alunos cursarão as trilhas inseridas em uma plataforma online, no percurso terão contato com os mentores indicados por área, de modo que receberão apoio do mentor/a mediante o projeto idealizado pelo estudante. Isso significa que ao final do semestre, estudante e mentor/a terão que apresentar o mínimo produto viável, ou seja, o produto ou o esboço dele, como resultado do projeto desenvolvido pela dupla durante a trilha de conhecimento.