Tocantins
26.01.2017Abrão de Sousa / Governo do Tocantins
O Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, de Palmas, entregou no primeiro dia de aula, 23 de janeiro, uma tonelada de alimentos arrecadada em gincana solidária que aconteceu no dia 3 de dezembro último. A ação é resultado do projeto “Aula Show”, que envolve os estudantes da primeira série do ensino médio dos turnos matutino e vespertino da escola.
A culminância do projeto deu-se com a entrega dos alimentos à entidade “Sementes do Verbo”, em Palmas. Os produtos foram entregues à instituição, que desenvolve o projeto “Sementinhas do Amor”, a entidade acolhe integralmente ou de forma rotativa crianças e adolescentes, permitindo a eles uma vida familiar, com assistência material, moral e educativa espiritual, tudo em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para a irmã Celina dos Santos, que faz parte do grupo de formadores da comunidade, a ajuda foi muito importante. “Além de proporcionar que os jovens conheçam a realidade local da comunidade, os alimentos recebidos podem ajudar mais pessoas, em função da quantidade, que não é pouca. Chegou num momento muito bom”, ponderou a irmã, informando ainda que o Sementinhas do Amor, atualmente, atende cerca de 23 internos entre crianças e adolescentes com idade entre dois anos e meio até dezessete e meio.
Levar a cidadania às pessoas que precisam é um dos objetivos do projeto “Aula Show”. Para isso os estudantes se envolveram com as ações visando conseguir produtos de primeira necessidade, como os alimentícios.
Os pais e familiares dos estudantes apoiam as atividades, bem como a comunidade local. Participam também, como convidados, profissionais das áreas de saúde e gastronomia como nutricionista e engenheiros de alimento. Estes profissionais avaliam o trabalho apresentado pelos estudantes.
As atividades são realizadas de forma interdisciplinar. “Cada turma de estudantes escolhe um tema como proteína, carboidrato dentre outros e depois apresenta para o público. Além do aprendizado, a ação proporciona aos estudantes a aproximação com a comunidade de forma solidária”, informou Juliana Giraldello Kern, professora de Biologia e uma das organizadoras do projeto.
Enquanto um grupo de estudantes se prepara para a explanação da pesquisa realizada, outro grupo organiza e ornamenta o local da apresentação. “Todos os estudantes participam das pesquisas sobre os temas escolhidos pelas turmas”, conclui a professora Juliana Kern.