Surdos
02.06.2021Campo
Grande (MS) - A 1ª
Mostra Literária dos Estudantes Surdos da Rede Estadual de Ensino de Mato
Grosso do Sul, promovida pela SED, através da Coordenadoria
de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e do Centro de Capacitação de
Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS),
contou com participação efetiva do Centro Estadual de Educação de Jovens e
Adultos – Profª Ignês De Lamônica Guimarães.
Foram no total 05 trabalhos do CEEJA, desenvolvidos pela Intérprete de Libras Vivian de Oliveira Nogueira com os estudantes: Alzileide Marques da Silva, Fernando Cavalcante de Arruda, Glaucio Freitas Liberalino, Lara Araújo dos Santos e Matheus Santos Moreno.
Com o auxílio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento ás Pessoas com Surdez – CAS, a Intérprete organizou com os estudantes temas relacionados ao seu cotidiano, vivência e sonhos que foram representados através de histórias, poesia e contos. Todo este trabalho foi desenvolvido com pleno comprometimento e participação dos envolvidos, buscando valorizar a importância deste evento aos ouvintes e surdos.
Conforme relato da Intérprete Vivian, “a iniciativa de promover a 1° Mostra Literária dos estudantes surdos está sendo uma ótima oportunidade para o sujeito surdo se expressar por meio de poesias e histórias. O incentivo foi fundamental para, assim, estimular a criatividade de cada estudante. A devolutiva foi incrível com vídeos produzidos pelos estudantes surdos sobre temas variados. E essa produção contribui muito para valorizar a literatura e cultura surda!! “, enfatiza.
O CEEJA oferta a Educação de Jovens e Adultos, são estudantes que não tiveram acesso ou possibilidade de estudos na idade “própria”, e nesse contexto que o CEEJA surge com seu papel crucial em frente à sociedade, resgatando e equalizando os direitos dos cidadãos. “Desenvolver possibilidades através de uma educação inclusiva, tornando o aluno protagonista de sua trajetória está enraizado em nossa visão, para isto buscamos ser reconhecidos por oferecer um ensino de qualidade para o exercício da autonomia, participação ativa no ensino, na aprendizagem e na sociedade”, afirma o diretor Mauro Matsuo Yamazato.
Texto: Adersino Junior - Secretaria de Estado de Educação de MS