Cápsula do tempo é aberta na Escola Estadual José Alves Quito em Corguinho

Mato Grosso do Sul

30.08.2023

Os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Alves, que oferta ensino em tempo integral, em Corguinho, participaram na última sexta-feira (25) da abertura da cápsula do tempo, um tesouro enterrado no passado pelos predecessores da comunidade educacional.

De acordo com a diretora Nilcéia Gonçalves Cáceres, a escola está passando por reforma e a preocupação do grupo de alunos era de que o material se perdesse com a reestruturação do ambiente. O material foi encapsulado no ano de 2016 e a idealizadora da ação, professora Maria Ângela Farias, que já não faz mais parte do grupo de docentes da escola, foi convidada pela professora Renata Kelly Martins a vir abrir a cápsula.

“Os estudantes se reuniram, formando um círculo em volta da misteriosa cápsula, que estava cheia de histórias há muito esquecidas e memórias que o tempo havia sutilmente desvanecido. Desejos, sonhos e expectativas dos alunos que por aqui passaram há 7 anos”, menciona Nilcéia.

Os estudantes observaram a professora Maria Angela abrir a cápsula, desenterrando um pedaço do passado e trazendo-o para o presente. Os objetos resgatados foram fotografias amareladas, cartas escritas à mão, desenhos infantis e outros artefatos, que conta uma história da unidade escolar ao longo desses sete anos.

A abertura da cápsula do tempo, não apenas trouxe à tona objetos físicos, mas reflexões sobre o que permanece constante e o que evolui com o passar do tempo. Os alunos perceberam que, embora o mundo ao seu redor estivesse em constante mudança, os valores fundamentais da educação, amizade e comunidade ainda permanecem como alicerces da escola.

“Ao fechar a cápsula do tempo, após examinar suas preciosidades do passado, os alunos selaram um vínculo entre as gerações, lembrando que são parte de uma teia de experiências e histórias compartilhadas que abraça tanto o passado quanto o futuro com perspectiva renovada e se comprometeram a adicionar seus próprios capítulos à história em constante evolução da nossa unidade”,  finaliza gestora.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar,