Rondônia
13.12.2024O governo de Rondônia realizou uma capacitação voltada para pilotos e monitores do transporte escolar fluvial, com o objetivo de reforçar a segurança e eficiência no atendimento aos alunos das comunidades ribeirinhas. Ao todo, 120 profissionais participaram das atividades nos distritos de São Carlos e Calama, com foco para a conscientização sobre boas práticas no transporte escolar e melhoria do serviço prestado. A capacitação também intensificou a responsabilidade dos monitores e pilotos na condução segura dos estudantes. A formação aconteceu durante o mês de novembro, em Porto Velho.
A formação foi realizada por meio da De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a formação foi realizada em parceria com a Marinha do Brasil, que ministrou orientações detalhadas sobre as Normas da Autoridade Marítima (Norman) e outros requisitos técnicos indispensáveis à navegação segura.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância do investimento na qualificação dos profissionais. “As capacitações são indispensáveis para atender às normas técnicas e, sobretudo, para garantir a segurança e eficiência no transporte fluvial dos nossos estudantes.”
De acordo com a gerente de transporte escolar da Seduc, Mirian Mendes, o trabalho desses profissionais é essencial para assegurar o cumprimento das normas e garantir a integridade dos alunos. “Os pilotos e monitores têm o compromisso de conduzir os estudantes com total segurança, respeitando todas as regulamentações e protocolos”, explicou.
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, frisou quanto ao engajamento do governo no que tange aos investimentos na melhoria dos serviços educacionais. “Estamos empenhados em oferecer um atendimento de excelência para nossos alunos, tanto na área urbana quanto nas zonas rurais e ribeirinhas. A capacitação dos profissionais que atuam no transporte escolar é essencial para garantir segurança e qualidade nesse processo.”