Sergipe
05.04.2022O Caderno de Práticas Pedagógicas em Educação Socioemocional, lançado em 24 de março de 2022 pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), com apoio do Instituto Sonho Grande, já está disponível para todos os professores e coordenadores das escolas do ensino em tempo integral da rede estadual de ensino. Por meio do caderno, que é digital e pode ser acessado de forma online, os professores recebem subsídios e orientações que visam a apoiar suas práticas pedagógicas em sala de aula, a fim de que possam melhor trabalhar no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes.
Ao todo, o caderno aborda três temas: Conceitos fundamentais para a educação socioemocional; implementar a educação socioemocional na escola; e exemplos de planos de aulas. Além disso, o educador segue quatro passos para a construção das práticas pedagógicas em educação socioemocional: o planejamento, a aplicação de aulas, avaliação e correção e ajustes. O material já se encontra com as escolas de educação em tempo integral, e em breve ficará à disposição de toda a rede.
De acordo com a técnica pedagógica do Núcleo de Educação em Tempo Integral da Seduc (Negti), professora Elizabete de Lacerda Rios, no ano passado foi realizada uma formação online para que os professores e coordenadores das 72 escolas de ensino médio em tempo integral pudessem ter um embasamento sobre as dimensões que serão trabalhadas dentro dessa proposta. Neste ano de 2022 acontecerá uma nova formação, também online. Ela explicou ainda que as habilidades socioemocionais são aquelas por meio das quais o indivíduo desenvolve atitudes que o levam a reconhecer e gerenciar suas emoções, além de saber tomar decisões responsáveis. “É importante direcionar a prática dos professores em sala de aula para que trabalhem com os alunos essas habilidades, que são tão importantes hoje em dia para o mundo do trabalho e para a formação do cidadão”, disse.
Elizabete Lacerda destacou também alguns pontos necessários para desenvolver esse trabalho. “É necessário que se tenha a formação dos professores sobre essa questão da educação socioemocional. Além disso, dentro da escola, os professores podem desenvolver as aulas de forma mais direta, desenvolvendo determinada habilidade, como um projeto de vida, ou dentro da aula do seu componente curricular; e promover ambientes acolhedores dentro da escola a fim de que os alunos se sintam pertencentes àquele espaço, onde eles podem ser ouvidos e serem protagonistas”, afirmou.
Mais informações sobre o Caderno podem ser obtidas pelo número do Núcleo de Educação em Tempo Integral da Seduc (Negti): 31943394.