Atletas de 206 municípios disputam fase final dos Jogos Escolares em Foz do Iguaçu

Paraná

16.07.2025

Até o dia 19 de julho, Foz do Iguaçu é palco da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), a maior competição estudantil do estado. São cerca de 6,3 mil participantes entre atletas, técnicos e equipes de apoio, representando mais de 700 escolas das redes pública e privada de 206 municípios. A competição marca uma das últimas etapas da 71ª edição dos Jeps, que já mobilizou mais de 61 mil atendimentos ao longo do calendário de 2025, somando as etapas regionais e macrorregionais. 

Promovidos pelo Governo do Estado por meio das secretarias da Educação (Seed-PR) e do Esporte (SEES), os Jeps reúnem jovens em disputas de alto nível em modalidades como atletismo, futsal, handebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa e muitas outras, incluindo paradesportivas.

“Aguardado ansiosamente por boa parte dos nossos estudantes, os Jeps fortalecem o vínculo dos alunos com a escola e desenvolvem habilidades que vão muito além da quadra. A cada edição da competição nossos alunos têm a possibilidade de se desenvolverem em competências como trabalho em equipe, disciplina e liderança, por exemplo”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Entre os destaques da fase final, Larissa Vidal Duarte, de 14 anos, esteve entre os medalhistas de ouro. Aluna do 1º ano do Ensino Médio no 4º Colégio da Polícia Militar de Maringá, a jovem competiu na modalidade de xadrez por equipes.

“Treinei bastante. Xadrez é cansativo, precisa estudar muita teoria, fazer muitos exercícios...”, contou a estudante, que vem se preparando desde o início do ano para a competição. “A dedicação intensa aos treinos foi essencial para que alcançássemos a medalha e representássemos bem nossa escola”, celebrou.

Com o resultado, Larissa se junta aos demais campeões da etapa e garante vaga para representar o Estado do Paraná nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que acontecerão de 10 a 26 de setembro, em Brasília (DF).

JEPS – Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras municipais e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.

A primeira fase regional da 71ª edição ocorreu de 2 a 7 de maio, mobilizando mais de 21 mil estudantes de 177 municípios. As disputas aconteceram simultaneamente em 15 cidades-sede: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança do Iguaçu, Rancho Alegre d’Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.

Na sequência, os classificados da Regional 1 avançaram para as etapas macrorregionais, realizadas em junho, em oito municípios: Pinhais, Irati, Francisco Beltrão, Cafelândia, Engenheiro Beltrão, Loanda, Florestópolis e Cornélio Procópio.

A capital paranaense também esteve integrada ao calendário 2025 com uma etapa exclusiva. Com início no dia 8 de maio, Curitiba sediou a maior regional dos Jeps, reunindo mais de 5 mil estudantes de 144 instituições de ensino. As competições, seguiram até 17 de maio, abrangem nove modalidades: atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Já a Fase Regional 2 aconteceu no dia 16 de maio, contemplando mais 16 municípios-sede: Jandaia do Sul, Campo Magro, Jesuítas, Marmeleiro/Renascença, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, Jacarezinho, Ibiporã, Astorga, Matinhos, Terra Rica, Clevelândia, Telêmaco Borba, Pérola e União da Vitória.

Passada a etapa final (entre 12 e 19 de julho), os classificados seguem para os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que acontecerão de 10 a 26 de setembro, em Brasília (DF).

“Estão competindo aqui em Foz os melhores atletas de 15 a 17 anos do Paraná, em 18 modalidades. O sucesso do evento é resultado do esforço conjunto da prefeitura, do Núcleo Regional de Educação e do Governo do Estado”, afirmou a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon.