Rondônia
27.01.2026
O Governo de Rondônia vem executando, ao longo da atual gestão, uma estratégia de modernização da rede estadual de ensino, com investimentos em tecnologia, mobiliário, climatização e logística escolar, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As ações consideram as características geográficas do estado, que possui extensas áreas de difícil acesso, comunidades ribeirinhas, indígenas e regiões afastadas dos centros urbanos.
Nos investimentos mais recentes, foram aplicados R$ 1,1 bilhão (um bilhão e cem milhões de reais) em aquisições que contemplam equipamentos de informática, aparelhos de ar-condicionado, mobiliários e veículos, distribuídos nas 405 escolas estaduais, incluindo 105 escolas indígenas. Dentro desse conjunto de ações, o governo realizou a entrega de oito ônibus escolares, 26 embarcações e recebeu a doação de três vans adaptadas pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), além da destinação de 90 computadores, 90 monitores e nove impressoras multifuncionais, com investimento específico de R$ 8,4 milhões (oito milhões e quatrocentos mil reais).
O governador Marcos Rocha destacou que os investimentos em transporte e tecnologia educacional são fundamentais para garantir o acesso à escola. “O governo está atento às necessidades dos estudantes e trabalha para garantir que a educação chegue a todos, com novos ônibus, embarcações e equipamentos tecnológicos que fortalecem o caminho até a escola e ampliam as oportunidades de aprendizagem”, afirmou.
A secretária da Seduc, Albaniza Oliveira, explicou que as aquisições fazem parte de um planejamento que considera a realidade amazônica. “O trabalho envolve desde a melhoria da infraestrutura das escolas, com novos mobiliários e materiais pedagógicos, até o fortalecimento da frota de ônibus e embarcações escolares, atendendo às necessidades específicas de cada região”, pontuou.
Além das embarcações destinadas ao atendimento de comunidades ribeirinhas e indígenas em municípios como Guajará-Mirim, Costa Marques, Alta Floresta d’Oeste, São Francisco do Guaporé e Porto Velho, os ônibus escolares também ampliam o acesso de estudantes às unidades de ensino, especialmente na capital. A diretora da Escola Estadual de Ensino Especial Abnael Machado de Lima – Cene, em Porto Velho, destacou a importância dos veículos acessíveis. “A nossa escola recebe alunos com deficiência de todas as zonas de Porto Velho, e hoje o nosso coração transborda de alegria de receber dois ônibus acessíveis”, afirmou.
A diretora da Escola Estadual Lydia Johnson, Débora Macedo, também ressaltou o impacto dos novos veículos no atendimento aos estudantes. “São três ônibus de suma importância, pois a escola de tempo integral atende estudantes de todo Porto Velho, vindos, por exemplo, das zonas Leste e Sul, do bairro Nacional. Isso contribui para a permanência deles na escola”, destacou.