Após incêndio, aulas na escola da comunidade indígena Katamjê no Tocantins serão retomadas

Tocantins

20.09.2024

Serão retomadas, nesta segunda-feira, 23, as aulas na escola da comunidade indígena Katamjê, do povo Krahô-Kanela. O prédio da unidade escolar foi destruído por um incêndio no último domingo, 15, decorrente das queimadas na região.  A unidade de ensino é uma extensão do Colégio Estadual Lagoa da Confusão e atende 21 estudantes.

Para que as atividades escolares sejam restabelecidas na escola, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) instalou uma tenda, onde as aulas serão ministradas provisoriamente, até que o novo prédio seja construído. A pasta também providenciou material pedagógico, mobiliário e utensílios para a oferta da alimentação escolar.

“Por determinação do secretário Fábio Vaz unimos as superintendências de Políticas Educacionais e de Administração, Infraestrutura e Obras em uma força tarefa para realizar o levantamento das demandas urgentes, e já entregamos os equipamentos e instalamos a tenda para que os estudantes possam retornar às atividades escolares sem prejuízo ao calendário escolar”, enfatizou o diretor de educação dos Povos Originários e Tradicionais, Amaré Gonçalves Brito.

O cacique da Aldeia Katamjê, Wagner Katamy Ribeiro Krahô Kanela, destacou que o atendimento ágil das demandas foi fundamental para que as aulas sejam retomadas. “Apesar de termos vivido esse momento difícil, estamos felizes em ver o empenho da Seduc instalando a tenda e providenciando os equipamentos para que a educação indígena possa ser retomada na nossa aldeia”, enfatizou.

Um novo prédio será construído com espaços adequados para estudantes e servidores. “O processo da obra já havia sido aprovado pelo Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (PROFE Indígena) e agora será acelerado para que possamos solucionar definitivamente esta demanda da comunidade, fortalecendo assim a educação indígena na comunidade Katamjê”, assegurou Amaré Brito.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins