Secretaria de Estado da Educação do ES
13.06.2019
                                
                                                        
                            
                        O Ministério da Educação (MEC) e o
 Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) lançaram o Guia 
de Implementação do Novo Ensino Médio, que tem como objetivo auxiliar 
técnicos das redes de ensino e gestores escolares na efetivação das 
mudanças previstas na Lei Nº 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional (LDB). Para isso, uma das ações da Secretaria de Estado da 
Educação (Sedu) foi implantar o “Processo de Escuta”.
A gerente 
de Ensino Médio da Sedu, Rosangela Vargas, explicou o desenvolvimento da
 atividade na prática. “Com o intuito de ouvir nossos estudantes, 
enviamos para todas as unidades escolares um formulário para que eles 
respondam sobre as suas expectativas para o Ensino Médio. A partir 
dessas respostas, vamos ter subsídios para elaborar e construir o novo 
currículo de forma que o estudante deseja realmente ser atendido”, disse
 Rosangela.
O formulário, enviado através de e-mail, deve ser 
respondido por estudantes da Rede Estadual do 9º ano do Ensino 
Fundamental e 1ª série do Ensino Médio até sexta-feira (14). 
“Enfatizamos a necessidade de as escolas incentivarem os alunos a 
responderem o questionário. Só assim vamos tomar decisões assertivas 
quanto à implantação do novo currículo.
 
Os
 alunos da Escola Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica, já estão 
respondendo o questionário a respeito do Novo Ensino Médio. “É um 
momento importante em que nossos estudantes estão sendo ouvidos em 
relação ao novo currículo”, disse o diretor Carlos Frederico Jordão 
Ghidini
Novo Ensino Médio
Previsto no 
Plano Nacional de Educação de 2014, o Novo Ensino Médio surgiu a partir 
de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das
 novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e 
da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum 
Curricular (BNCC).
A proposta considera três grandes frentes: o 
desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida 
por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da 
aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia 
de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do
 que é essencial nos currículos a partir da BNCC.
Mais informações nos telefones (27) 3636-7855/ 7874.
Texto: Soraia Camata