Alunos de colégio estadual da Bahia aprendem Matemática com diversão

Ensino Médio

16.09.2015

Cálculo percentual, raiz quadrada, logaritmo e equação do segundo grau. Com certeza, muita gente que passou pelo ensino médio já bateu a cabeça com estes conteúdos da Matemática. Mas, para os 1,3 mil alunos do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, aprender a disciplina mais famosa da área de ciências exatas se tornou divertido.

Idealizado e supervisionado pela professora Márcia Lerez, os 240 alunos matriculados no 2º ano do ensino médio se organizaram em grupos e desenvolveram dezenas de jogos inspirados nos conteúdos que eles tinham mais dificuldade. A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira (16) e integra o projeto ‘A arte de aprender Matemática se divertindo’.

De acordo com a professora, a ideia deu tão certo que está sendo repetida com outros alunos e novas experiências. “Realizei este projeto pela primeira vez em 2014. Este ano, acontece pela segunda vez, de forma mais ampliada. Notei, ano passado, que obtivemos sucesso. Eles aprenderam melhor os conteúdos, tinha prazer em estudar para construir os jogos”.

Há 17 anos atuando na rede estadual de ensino, Márcia atribui parte das dificuldades de aprendizado ao déficit de aprendizagem das séries iniciais. “Como eles não sabiam o conteúdo do ensino fundamental, não aprendiam o conteúdo do ensino médio. Para revisar os assuntos que já foram vistos, surgiu a ideia dos jogos, onde eles participam, interagem e aprendem se divertindo”.

Com uma eloquência não muito comum nesta faixa etária, Bruna Araújo, 16, demonstrou total domínio ao explicar o jogo ‘Sobe e Desce’, desenvolvido com outros cinco alunos do 2º ano. “O objetivo é a gente aprender mais o jogo de sinais dentro da sala de aula. Quando o professor passa uma questão de equação, muitos alunos têm dificuldade no jogo de sinais”.

Os jogos matemáticos foram desenvolvidos pelos 240 alunos matriculados no ensino médio do colégio, mas também compartilhados com os estudantes do 2º e 3º ano. Aluno do 1º ano, Mario Mata, 15, gostou dos trabalhos. “Achei legal, pois estimula o pensamento e também ajuda na Matemática. A porcentagem é um assunto para todas as idades e pode ser estudada por qualquer pessoa. Aprendi que todos podem aprender porcentagem”.