Sergipe
05.06.2024A primeira fase das provas da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, em todo o Brasil, para alunos das escolas públicas e privadas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. Em Aracaju, alunos dos centros de excelência Francisco Rosa Santos e Professora Maria Ivanda Carvalho Nascimento, além do Instituto de Educação Rui Barbosa e do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, responderam à prova sob a orientação dos professores.
Segundo o professor e embaixador da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) em Sergipe, Jorge Monteiro, a Olimpíada é muito importante para os professores, as instituições e, principalmente, para os alunos. “Já que, além das premiações em ouro, prata e bronze, a Secretária da Educação contempla os alunos com uma premiação em dinheiro, o que lhes possibilita adquirir materiais para seus estudos”, afirmou.
No Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, no bairro Bugio, em Aracaju, quase 100% dos alunos do ensino integral realizaram a prova no período matutino e mais alunos são esperados para realizar a prova à noite referente ao ensino regular.
Para a coordenadora do ensino integral, Débora Oliveira, a Obmep é muito aguardada pelos estudantes que gostam de encarar desafios. “Eles se prepararam de forma autodidata, respondendo às provas anteriores e quando precisam, pedem dicas aos professores. É sucesso garantido! São portas que se abrem aos que encaram esse desafio”, disse.
Calendário
As escolas têm do dia 5 a 17 de junho para enviar os cartões-respostas dos alunos classificados para a 2° fase. No dia 2 de agosto será divulgada a lista de alunos classificados, no dia 19 de outubro será realizada a segunda fase da Olimpíada e no dia 20 de dezembro será feita a divulgação dos premiados.
A Obmep foi criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o intuito de estimular o estudo da matemática entre estudantes dos ensinos fundamental e médio, especialmente em escolas públicas. Ela é composta por três níveis de provas, com questões de diferentes níveis de dificuldade, e busca identificar talentos e promover o interesse pela matemática.
Em Sergipe, na 18ª Obmep realizada em 2023, um total de 208 alunos das redes estadual e privada de ensino receberam a Premiação Estadual, sendo eles: 16 ouros, 48 pratas e 144 bronzes. Na classificação nacional, Sergipe levou 3 ouros, 11 pratas, 26 bronzes e 237 menções honrosas, totalizando assim 277 alunos.