Amapá
09.04.2024Quatro alunos da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, em Macapá, participaram de um ato de solidariedade ao doarem sangue no Instituto de Hemoterapia e Hematologia do Amapá (Hemoap). A ação faz parte de um trabalho contínuo de conscientização e captação de novos doadores realizado pelo hemocentro junto à comunidade mais jovem e escolas públicas do estado.
A ideia da doação de sangue surgiu em sala de aula, em um estudo sobre microbiologia e os componentes do sangue. Mais alunos serão selecionados na próxima semana para participarem da iniciativa que visa não apenas suprir as demandas por sangue no estado, mas também promover a solidariedade e a responsabilidade social entre os jovens estudantes.
“A escola abraçou realmente a causa, nós estamos todo dia precisando de doação de sangue, então é muito importante porque esse aluno, esse jovem, ele consegue compreender a importância desse ato solidário e ele vai se tornar, com certeza, um doador de repetição, que a gente chama, um doador fidelizado, que é isso que a gente precisa”, destaca a chefe do Serviço de Captação de Doadores do Hemoap, Elmira Melo.
A diretora da escola estadual, major Greice Pantoja, destaca o papel do ensino público em formar cidadãos conscientes que vão contribuir com a sociedade.
“Não é só formação acadêmica ou busca de empregos, os estudantes também são ensinados a contribuir com a sociedade. Atos como esses são uma prova de que eles já estão trabalhando essa consciência de serem solidários para se tornarem doadores e bons cidadãos”, afirma a diretora.O estudante Wallace da Silva, de 17 anos, segue o exemplo do pai, doador há mais de 10 anos. O jovem foi conscientizado durante as aulas que este pequeno gesto é capaz de salvar a vida de outras pessoas, motivando-o para fazer a doação.
“Não é uma questão de chegar e doar sangue, você vem com o ato de doar vida, porque a partir do momento que você vem aqui doar, você está contribuindo para ajudar com a vida de algum cidadão, alguém que vai precisar em algum momento. É uma questão muito importante de ser trabalhada na escola”, considerou o aluno.
A estudante do terceiro ano na escola de gestão compartilhada, Erieli de Souza, de 17 anos, conseguiu realizar o desejo que tinha quando era mais nova de se tornar uma doadora de sangue.
“Eu sempre falava que quando eu crescesse mais, atingisse a idade, eu iria doar sangue porque é muito importante saber que um gesto desse vai estar salvando a vida de pessoas”, afirmou a adolescente.
Critérios básicos para doação
Ter idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo de autorização pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98811-0200. A presença dos responsáveis é facultativa no dia da doação de sangue.
Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem realizado o ato antes. No dia da doação, é necessário levar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do SUS;
O Hemoap fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, 1106, bairro Central, em Macapá. O horário de funcionamento inicia às 7h30 e segue até as 12h30.