Alunas da rede pública estadual comemoram aprovação nas primeiras colocações no Sisu

Piaui

28.02.2023


Os sentimentos de satisfação e dever cumprido tomam conta de estudantes após os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023, divulgados nesta terça-feira (28). Em Teresina, alunas da rede pública estadual se destacaram com aprovações nas primeiras colocações nas instituições de ensino do estado e comemoram a conquista.

Filha de dona de casa e de caminhoneiro, Nívea Maria Peres, aluna do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, conta que ao longo da vida almejou vários cursos, mas a sonhada aprovação aconteceu para o curso de Direito, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Pirajá. Nívea foi aprovada em 2º lugar nas cotas e não esconde a alegria ao falar da realização.

“É um sonho para mim e minha família, é uma sensação que ainda não consigo explicar. Ao longo da vida eu quis muitos cursos, teve a questão da pandemia que trouxe muita insegurança, mas eu não desisti, assisti às aulas on-line, e hoje posso comemorar”, conta a aluna.

Segundo Nívea, o CETI Didácio Silva teve papel fundamental para sua aprovação. Ela conta que a base de seus estudos foram os simulados e as revisões realizadas no turno da tarde, em que aconteciam orientações sobre como responder às questões, como lidar com a pressão psicológica e com o tempo durante a prova do Enem.

Além disso, a aluna também participou de três edições das revisões do Pré-Enem Seduc e conseguiu extrair muito conteúdo das aulas, especialmente com as dicas e macetes dados pelos professores.

“Na escola, os professores também davam muito apoio, tanto dentro como fora de sala de aula, a forma como explicavam e a ajuda que davam para aliviar a pressão. Eu estudava mais na escola do que em casa por causa do tempo integral, fazia simulados, via vídeos rápidos e em casa revisava o conteúdo. Nas revisões, eu gostava dos professores e quando chegava em casa pesquisava mais, ia atrás das questões trabalhadas”, revela Nívea.

Já a estudante Gabriela Brandão, do CETI Júlia Nunes Alves, em Teresina, alcançou o 2° lugar em ampla concorrência para Engenharia de Produção na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e celebra o ótimo desempenho na sua aprovação.

Gabriela sempre estudou na Rede Pública de Ensino e participou ativamente das aulas de revisão do Pré-Enem Seduc para reforçar seus estudos. A aluna nunca desistiu de alcançar um futuro melhor para si por meio dos estudos e revela que a escola teve importante função para propiciar sua conquista, disponibilizando apoio psicológico e materiais de apoio.

“Estudei por simulados, questões, assuntos mais recorrentes no ENEM. Minha escola estava incluída no projeto de mentoria do Enem com o consultor Felipe Lopes, em que ele explicava sobre a nota de corte e como responder com mais agilidade e assertivamente às questões. A escola sempre incentivou os nossos estudos, contribuiu com materiais, revisões, muita compreensão e esforço da equipe pedagógica e gestora. Mesmo com toda pressão que o Enem exerce sobre os vestibulandos, a escola tentou suavizar e enxergou nossa parte emocional e psicológica”, explica Gabriela.