Alfabetizar pra Valer: lançado sistema que concentra desempenho da aprendizagem dos estudantes

Sergipe

23.06.2021

O Sistema de Acompanhamento dos Estudantes do Programa Alfabetizar pra Valer (SISPAPV) foi lançado nesta terça-feira, 22, pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), durante transmissão ao vivo realizada no YouTube da Educação Sergipe. Na ocasião foram apresentadas as funcionalidades da ferramenta a gestores municipais e estaduais, equipes técnicas das secretarias de educação e coordenadores, formadores e pontos focais do programa.

O sistema é desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia em Informática (Astin/ Fapitec), com o apoio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam) e da Assessoria de Desenvolvimento Institucional e Monitoramento de Políticas Educacionais (Adimpe) da Seduc.

Esse sistema é constituído como peça-chave para o acompanhamento da aprendizagem dos mais de 40 mil estudantes sergipanos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental que serão atendidos pelo programa. Com ele é possível computar as métricas de leitura e escrita dos alunos. Dentre outras funcionalidades, ao acessar o SISPAPV, os educadores irão encontrar a interface de digitação da avaliação para turmas das redes públicas municipais; o espaço de diagnósticos de leitura e escrita; e outros detalhes.

Segundo o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o sistema foi pensado para dinamizar o trabalho dos professores no que diz respeito à gestão de dados dos estudantes, principalmente para realizar o estudo das informações fornecidas pelas redes estadual e municipais. Durante a transmissão, o gestor estadual reforçou a importância da união de esforços para recuperar o tempo perdido em decorrência da pandemia.

“Temos que trabalhar com muita persistência e intensidade porque o tempo está correndo contra nós. Todos nós da educação sabemos do desafio que é alfabetizar nossas crianças na idade certa. A última Avaliação Nacional da Alfabetização, realizada em 2016, estimou que apenas 20% das nossas redes estavam adequadamente alfabetizadas. No início do atual governo nos propusemos a mudar esse cenário e infelizmente fomos impedidos por conta da pandemia. Agora, que há um clima nacional de retorno das atividades presenciais, seguindo todos os cuidados sanitários, precisamos da ajuda e parceria de todos os dirigentes de Educação para garantir a efetiva alfabetização dessas crianças”, disse Modesto.

O PAPV é executado em regime de colaboração com 74 municípios sergipanos, os quais têm o apoio do Estado, com a disponibilização de material didático, contratação e formação continuada de bolsistas, e a agora com o SISPAPV, sistema de monitoramento da aprendizagem dos estudantes.

Para a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Sergipe), Quitéria Barros, o novo sistema desenvolvido pela Seduc vai complementar as especificidades da rede e a diversidade que está posta nas escolas. “Eu acredito muito em colaboração, em gestão participativa. E eu acredito que podemos fazer mais se nos juntarmos”, pontuou.

A diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, também participou do lançamento. A gestora reforçou a importância do regime de colaboração para a elevação dos índices educacionais. “A gente está aqui se somando nessa atividade para se fortalecer e possibilitar que todas as nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa, assegurando que os estudantes tenham uma trajetória escolar de sucesso”.

O sistema

A apresentação da plataforma foi feita pela diretora da Ascam, professora Andréa Dantas. De acordo com ela, dos 10 estados que fazem parte do programa de regime de colaboração, Sergipe é o primeiro a disponibilizar um sistema, desenvolvido pela própria equipe, para poder acompanhar o desempenho dos estudantes. A gestora ainda destacou a importância do acompanhamento. “Dentre os benefícios estão o apoio efetivo aos profissionais da educação na escola; intervenção pedagógica direcionada às dificuldades de leitura e escrita de cada estudante; o encurtamento da distância entre nosso objetivo de alfabetizar 100% das crianças na idade certa e os nossos resultados”.

No SISPAPV, os gestores escolares, municipais e regionais e as equipes do Programa Alfabetizar pra Valer poderão ter acesso rápido a relatórios com informações referentes ao desempenho desses estudantes, sistematizadas a partir de diagnósticos realizados periodicamente pelos professores. A criação de um sistema compartilhado por toda a Rede Pública de Ensino de Sergipe com foco na alfabetização promove o fortalecimento do regime de colaboração no estado e subsidia as equipes gestoras e pedagógicas no planejamento e implementação de estratégias que estimulem a aprendizagem de cada estudante.

O diretor da Astin, Alexandre Veras, informou ainda outras especificidades do sistema e como as equipes poderão acessá-las. “Em posse dos dados disponibilizados, vocês conseguem tomar suas medidas necessárias para poder corrigir alguns rumos desse percurso, que é o processo de alfabetização”, concluiu. O sistema permite o acesso a relatórios rápidos sobre a situação dos alunos; possibilidade de acompanhamento por parte dos professores e equipes de gestores; gestão das informações que possibilitem formações conectadas com as necessidades da sala de aula; além de planejamento das ações do programa.