Mato Grosso do Sul
11.07.2024A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou nos dias 2 e 3 de julho, na Faculdade Estácio de Sá (polo de Campo Grande), a formação para os articuladores regionais, articuladores e coordenadores municipais do programa MS Alfabetiza e do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), com a temática: “Apropriação dos resultados da avaliação da alfabetização”.
O momento formativo foi pensado a partir da apropriação dos resultados de alfabetização do Estado de Mato Grosso do Sul e de seus municípios e das metas estabelecidas até o ano de 2030, objetivando estabelecer possíveis ações para a melhoria da alfabetização nos municípios e atingir a meta de alfabetização para o ano de 2024, a partir da proposta de elaboração de um plano de trabalho para o 2º semestre.
Na oportunidade houve a vivência do Módulo III da formação, “Alfabetização em Mato Grosso do Sul: olhar para as aprendizagens”, com o tema “Leitura, fluência e compreensão: como promover esse encontro?”, para atender turmas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental (EF); e para as turmas de 3° ao 5° ano da mesma etapa, desenvolveu-se o tema: “Consolidação da leitura e da escrita: fortalecimento das aprendizagens”.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, que reforçou a importância do trabalho dos professores alfabetizadores para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, “Agradeço o engajamento de todos na realização do prêmio Escola Destaque do programa “MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança”, que aconteceu nesta segunda-feira (1º) em Campo Grande”.
A cerimônia premiou 30 escolas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, conforme resultados aferidos por meio do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e mensurados pelo Idams (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul).
Para as 30 escolas classificadas como “Escola Destaque” serão destinados R$ 80 mil. Além disso, terão investimentos de R$ 40 mil para cada uma das unidades com os menores índices, denominadas “Escolas Apoiadas”. Ao todo, são R$ 3.6 milhões em premiações.
As articuladoras estaduais, Gorete Siqueira (SED) e Alessandra Becker (Undime), junto à coordenadora do Programa MS Alfabetiza, Vanderlis Legramante, apresentaram os resultados da avaliação da alfabetização e ressaltaram a importância de realizar um planejamento das ações para o 2º semestre pelas equipes das secretarias municipais, com vistas à melhoria da qualidade do trabalho que já vem sendo realizado pelos professores.
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SED, está comprometido com a melhoria da qualidade da educação do seu território. “A alfabetização é um dos pilares da Educação Básica e fundamental para o desenvolvimento das crianças. Por meio do Programa MS Alfabetiza e do CNCA, o Governo espera garantir que todas as crianças do estado tenham acesso a uma educação de qualidade e sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental”, finaliza Gorete Siqueira.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo