Mato Grosso do Sul
29.10.2024A Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, implementou, no dia 27 de setembro, atividades em apoio à campanha do Setembro Amarelo, com acolhida enfatizando a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental.
As ações foram organizadas pela equipe de coordenação de práticas inovadoras, pela coordenação pedagógica e pela direção compartilhada, em colaboração com a psicóloga Helen e a assistente social Alexandra, bem como com o grêmio estudantil. Juntos a equipe elaboraram iniciativas que promovam uma acolhida em prol do Setembro Amarelo e da valorização da vida.
O objetivo foi promover a valorização da vida: Sensibilizar os alunos sobre a importância da saúde mental e do cuidado com o bem-estar emocional, incentivando atitudes positivas e de apoio mútuo; Criar um espaço de escuta e acolhimento: Oferecer um ambiente seguro onde os alunos possam expressar suas preocupações e sentimentos, sendo ouvidos por profissionais capacitados.
Além de desenvolver a empatia e o respeito: Incentivar os alunos a refletirem sobre questões de autoestima, resiliência e solidariedade, promovendo a construção de uma comunidade escolar mais colaborativa e compreensiva. Também conscientizar os alunos sobre a importância de reconhecer sinais de sofrimento emocional e buscar ajuda, abordando de forma responsável e informativa o tema e fomentar a participação ativa da comunidade escolar: Integrar alunos e profissionais em atividades que reforcem a cultura do cuidado coletivo e da valorização da vida dentro da escola.
Planejamento colaborativo
A execução das atividades em torno do Setembro Amarelo foi baseada em um planejamento colaborativo entre a equipe escolar e os profissionais de saúde mental. A metodologia seguiu os seguintes passos:
Planejamento Conjunto: A coordenação de práticas inovadoras, pedagógica e a direção compartilharam responsabilidades e ações, planejando uma abordagem integrativa para o mês do Setembro Amarelo, incluindo a participação da psicóloga Helen e da assistente social Alexandra, profissionais que atendem as demandas da escola.
Acolhida: No dia 27 de setembro, uma atividade de acolhimento foi realizada nas salas de aula. A coordenadora Natalia Derika, junto com Helen e Alexandra, visitou as turmas para dialogar com os alunos, proporcionando um espaço de escuta e valorização da vida. Foram apresentadas reflexões sobre a importância da saúde mental e o fortalecimento de laços de apoio entre colegas.
Visitação às Turmas: Após a acolhida, Helen, Alexandra e Natalia Derika, coordenadora de práticas inovadoras, e o grêmio estudantil visitaram as turmas, conversando com os alunos. Elas incentivaram o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida, reforçando a importância de buscar ajuda quando necessário. Durante essas visitas, foi criado um espaço de escuta, onde os alunos puderam expressar suas preocupações e encontrar apoio em um ambiente seguro.
Participação do Grêmio Estudantil: O grêmio estudantil também participou deste momento, contribuindo para a criação de cartazes com mensagens motivadoras. Esses cartazes abordaram temas como autoestima, esperança e apoio mútuo, fortalecendo a mensagem de valorização da vida.
Painel de Mensagens: A professora Helena, de Língua Portuguesa, desenvolveu com os alunos do 7º e 8º anos um painel contendo mensagens motivadoras. Esse painel foi elaborado a partir de debates sobre autoestima, empatia e resiliência, com os alunos criando frases e ilustrações que abordassem a importância da valorização da vida.
Envolvimento da Comunidade Escolar: Todas as atividades foram expostas em locais acessíveis na escola, estimulando a interação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar. Os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas produções e discutir a importância do apoio mútuo.
Avaliação
A avaliação do trabalho foi realizada com base em critérios qualitativos que consideraram o impacto das atividades sobre os alunos e a comunidade escolar. O engajamento dos alunos na confecção do painel e na participação das atividades de acolhimento foi analisado pela equipe pedagógica. O envolvimento ativo nas reflexões sobre saúde mental e valorização da vida demonstrou a conscientização e a absorção dos temas propostos.
A equipe de psicologia e assistência social monitorou o impacto das ações no ambiente escolar, avaliando possíveis mudanças no comportamento dos alunos, como maior empatia e cuidado mútuo. Foi observado um aumento nas interações positivas entre os alunos.
A avaliação também considerou a capacidade dos alunos de integrar os temas discutidos em sala de aula nas suas práticas diárias, como a elaboração de mensagens no painel e discussões sobre saúde mental. O nível de compreensão e sensibilidade demonstrado pelos alunos foi um indicativo do sucesso das atividades.
“Com base nesses critérios, o trabalho foi avaliado como um importante passo na promoção da saúde mental e no fortalecimento da cultura de valorização da vida na escola, alinhando-se aos objetivos da campanha do Setembro Amarelo”, finalizou diretor Pascoalino Cornélia Angélico.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.