Mato Grosso
12.12.2023O projeto ‘Esperança em Ação’, desenvolvido pela Escola Estadual Leonidas Antero de Matos, no Bairro CPA III, em Cuiabá, é um exemplo de boas práticas que contribuem para a recuperação da aprendizagem. Durante dois meses, professores, equipe gestora, equipe psicossocial e demais servidores mobilizaram os estudantes do Ensino Fundamental I e II para arrecadar alimentos e posteriormente distribuí-los para estudantes hipossuficientes da escola e pessoas assistidas pelo Instituto dos Cegos de Mato Grosso.
Na sexta-feira (08/12), a culminância do projeto ‘Esperança em Ação’ foi marcada com a entrega de 100 cestas básicas a estudantes hipossuficientes da unidade e também para pessoas assistidas pelo Instituto dos Cegos de Mato Grosso.
“Desde o dia 26 de outubro, quando iniciamos as atividades, percebemos que a iniciativa seria sucesso tanto no envolvimento ativo da comunidade escolar quanto no uso pedagógico dos resultados. Estou muito satisfeita”, disse a professora Jucielly dos Santos Quintilhano, uma das idealizadoras e coordenadora do projeto.
A iniciativa envolveu 425 estudantes, do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental, que foram incentivados a coletar gêneros alimentícios como arroz, feijão, macarrão e enlatados. Além da arrecadação, foram realizadas pesquisas, avaliações e práticas relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o uso crítico e ético das tecnologias digitais de informação e comunicação.
A professora destacou a importância da recuperação da aprendizagem ao identificar lacunas de conhecimento e oferecer apoio individualizado aos estudantes. Ela também ressaltou que a incorporação de ações sociais nas atividades de aprendizagem é uma maneira eficaz de promover a solidariedade e o engajamento cívico dos estudantes.
O projeto também possibilitou o uso mais eficiente das tecnologias disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação, como a plataforma Plurall, TVs e Chromebooks, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos. Os resultados do projeto, na avaliação da professora, servirão de base para o desenvolvimento de ações pedagógicas e de relacionamento social na escola, refletindo na qualidade de vida no ambiente escolar como um todo.
“O resultado desse projeto, certamente, nos dará base para avançarmos em ações pedagógicas na escola e, também, de relacionamento social que refletirão em sala de aula e na qualidade de vida no ambiente escolar como um todo”, concluiu Jucielly.
Fernando Gonçalves, 13 anos, do 7º ano, foi um dos participantes do projeto. Para ele “foi satisfatório arrecadar alimentos com os amigos e, assim, poder entregar para colegas da escola que tem suas famílias passando por dificuldades financeiras”. A colega de turma, Marina de Cristo, 13 anos, disse que participou do projeto desde o começo e que se sentiu engrandecida ao participar da ação. “Fazer a coleta na rua foi trabalhoso, mas, no final foi gratificante.
Já Aquires Mendonça, 12 anos, também do 7º ano, ressaltou que em sala de aula colocou em prática muitas coisas despertadas durante a realização do projeto. “Fiquei feliz com a entrega dos alimentos, o que vai ajudar muitas famílias que não teriam nada para comer nesse Natal. Também, por ter tido aulas diferentes com o Chromebook e a TV.
A equipe envolvida no projeto incluiu os professores Jucielly Quintilhano, Sonia Gomes, Ariane Souza e Edileia Moreira, além de vários auxiliares que contribuíram para o sucesso da iniciativa.
Rayane Alves | Seduc-MT