Ações incentivadoras à leitura são mobilizadas em escola da rede estadual de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

17.07.2024

A Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias, que oferta educação em tempo integral, em Aquidauana, apresentou no dia 05 de junho, o projeto de leitura intitulado "Ler é ganhar asas para o mundo- nossa escola leitora”, coordenado pela área de Linguagens, juntamente com as demais áreas, propondo trabalho interdisciplinar que desenvolve diversas atividades com foco na leitura.

Na unidade escolar, de acordo com a professora coordenadora de área de Linguagens Élcia Carpinedo, a leitura não pode ser trabalhada apenas pelo professor de Língua Portuguesa. A tarefa é responsabilidade de todas as áreas porque cada uma tem textos com características específicas” FERRARI, (2005).

A implementação do projeto favorece significativamente o processo de ensino-aprendizagem da leitura, visto que, os estudantes apresentam uma defasagem na qual se acentuou em decorrência da pandemia do Coronavírus. Estimular o estudante a ler é desafiador e exige esforço, parcerias e comprometimento por parte de todos os envolvidos no processo educacional, já que, o desenvolvimento da leitura não são ações restritas as áreas de linguagens.

Todos os componentes curriculares demandam uma leitura ativa e crítica. Por isso, tal projeto exigirá a participação de toda comunidade escolar. Está sendo realizado a leitura das obras de autores como Ziraldo, Manoel de Barros, Monteiro Lobato e os clássicos da literatura, as quais foram apresentadas de forma lúdica no lançamento do projeto. Também foram abordados os projetos existentes no acervo da escola: Palavra Cantada e Cordel.

O projeto contou com a participação da doutora professora Janaína Maia que, em parceria com a UFMS, fez a apresentação da palestra “A importância da leitura”; trazendo uma contribuição significativa através de seus relatos de experiência educacionais, destacando o seu vasto conhecimento com as obras de Manoel de Barros e outros autores.

Janaína também salientou a importância da mediação do professor no desenvolvimento do hábito de leitura e a utilização das diversas metodologias ativas que propiciam a ligação dos elos no processo de ampliação do repertorio leitor do estudante incentivando o seu protagonismo.

Etapas do projeto

Na primeira etapa, está sendo desenvolvida leituras (livros e textos impressos) em sala de aula por cada professor em seu componente curricular com abordagem de textos específicos da área com a finalidade melhorar o repertório leitor dos estudantes em todas as disciplinas, fomentando as experiências leitoras nos estudantes.

Na segunda etapa foram inauguradas as Gelotecas, na qual organizou-se o evento, o que será um dos suportes para o desenvolvimento do projeto, pois nelas são disponibilizados diversos exemplares de livros infantis e infanto juvenis com diversos gêneros para que os estudantes possam fazer a leitura dos mesmos na escola ou em casa, através de empréstimos dos livros com registro na ficha/empréstimo com data de retirada e data de entrega. As gelotecas ficaram dispostas no pátio da escola.

Na terceira etapa será feito o acompanhamento individual da leitura, por intermédio de fichas de leitura/textos diversos de acordo com o ano/série a partir do 5º ano do ensino fundamental até o 2º ensino médio. Essa etapa é marcada com a distribuição das sacolinhas de leitura, as quais serão levadas para casa com exemplares/livros e ficha de acompanhamento de leitura. O objetivo da sacola de leitura é proporcionar a leitura no ambiente doméstico, visto que os estudantes podem lê-los com a família, fazendo com que a leitura ultrapasse os portões escolares.

A finalização do Projeto "Ler é ganhar asas para o mundo- nossa escola leitora”, será no final do ano letivo, oportunizando o compartilhamento de todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto. A avaliação será processual verificando as vivências leitora de cada estudante.

“O referido trabalho justifica-se pela busca da emancipação social, desenvolvimento do pensamento crítico e promoção da cidadania mediante a leitura e comprometimento com uma educação de qualidade, grato pelo apoio de toda a comunidade escolar no desenvolvimento do projeto”, finaliza diretor Marcelo da Silva Duarte.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar