Alagoas
17.04.2018Texto de Fabiana de Mutiis e Lucas Leite
A educação na rede pública de Alagoas vive um novo momento. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem se esforçado para oferecer um ensino de qualidade aos jovens alagoanos. Um dos principais pontos trabalhados pela secretaria é o combate à evasão escolar.
E os resultados já são vistos, de 2014 a 2017, o abandono escolar caiu 43,4%, o equivalente a 7,2 pontos percentuais. De 16,6% para 9,4%, de acordo com dados Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A aprovação escolar também é outro ponto a ser destacado. Em 2014, apenas 70,7% dos estudantes do ensino médio da rede estadual foram aprovados. Esse número aumento gradativamente e em 2017, chegou a 83,1%. Aumento de 12,4 pontos percentuais.
Ações - Para conseguir estes resultados, a Seduc tem promovido ações e fornecido materiais de qualidade para tornar a escola mais atrativa aos alunos.
Em 2017, foi lançado o programa Escola 10 que além de mobilizar os municípios para melhorar a qualidade do ensino fundamental, foi distribuído material didático,realizadas avaliações e com acompanhamento exclusivo do articulador de ensino, função criada para trabalhar as dificuldades de aprendizado e aperfeiçoamento das ações pedagógica nas escolas.
Para o vice-governador Luciano Barbosa que esteve à frente da pasta da Educação nos últimos três anos, "não seria possível alcançar os números positivos se não fosse a soma dos esforços individuais dentro da secretaria e em cada escola".
Além do programa Escola 10, a descentralização de recursos deu mais autonomia aos diretores das escolas para fazer pequenas reformas e tornar o ambiente mais digno aos estudantes e ao corpo docente. A Seduc investiu ainda na internet banda larga e na renovação dos computadores dos laboratórios de informática.
A atual titular da pasta estadual, Laura Souza, afirma que o Programa de Robótica, a construção de 68 ginásios – dos quais, mais de 40 já foram entregues - e a promoção do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoastambém têm ajudado a aumentar o sentimento de pertencimento dos jovens.
“Os ginásios proporcionam a prática de esportes, onde os alunos passam a ter a possibilidade de utilizar melhor o espaço escolar. Outra coisa muito importante é o protagonismo estudantil: desde 2015 realizamos o Encontro Estudantil, onde os jovens se apresentam por meio de diversas linguagens. Temos também o Programa de Robótica e o Ensino Integral. Este último faz com que o jovem passe o dia inteiro na unidade de ensino e permite que os professores tenham um melhor acompanhamento. Todas essas são ações que fazem com que o aluno se engaje na escola”, diz a secretária estadual da Educação.