A formação é destinada aos coordenadores pedagógicos e coordenadores de áreas do conhecimento de todas as unidades de ensino que ofertam o ensino médio de tempo integral em Sergipe

ENSINO INTEGRAL

30.04.2019

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), está promovendo uma formação sobre Rotinas Pedagógicas destinada aos coordenadores pedagógicos e coordenadores de áreas do conhecimento de todas as unidades de ensino que ofertam o ensino médio de tempo integral. A capacitação, que teve início na manhã desta segunda-feira, 29, e se estende até a terça-feira, 30, está sendo realizada no Atalaia Apart Hotel, em Aracaju, com a presença de cerca de 200 participantes.

De acordo com a coordenadora geral do NGETI, Manuela Ramos, esse é mais um ciclo de formações que se realiza, cujo objetivo é mostrar a rotina e como eles poderão utilizar os instrumentos de gestão e aplicar os princípios do programa de forma plena dentro da escola. “É um aprimoramento constante. Dentro do programa a gente trabalha com a melhoria contínua dos processos. Essa é uma formação tanto de aprofundamento, para quem já tinha participado, como uma formação inicial para os que estão entrando agora”, disse.

A capacitação tem como foco o monitoramento do currículo e dos resultados para se atingir a meta de excelência acadêmica, que é sete vírgula zero, por área de conhecimento, bem como a elaboração de instrumentos de registro, acompanhamento e avaliação escolar. O curso foi dividido em duas salas, sendo uma para os que já participaram e vieram tirar dúvidas e se aprimorar, e outra para os que estavam chegando pela primeira vez. Uma das ministrantes da capacitação foi a consultora pedagógica do ICE, Erika Rodrigues. “Vamos mostrar as rotinas que a escola demanda para esses profissionais. Essa formação ajuda a escola a se organizar melhor para atingir as metas do Plano de Ação que foram estabelecidas. Os coordenadores precisam saber como facilitar o trabalho no dia a dia deles através do estabelecimento dessas rotinas dentro da escola”, afirmou.

Formação

A formação está sendo realizada para 191 participantes, entre coordenadores pedagógicos e coordenadores das áreas de Natureza, Linguagem, Matemática e Humanas de todas as unidades de ensino de tempo integral. A coordenadora pedagógica do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral, Sarah Karenine, destacou que a função de coordenador de área é algo novo no ensino médio de tempo integral e ainda está sendo consolidada dentro das escolas.

“Essa é uma formação que traz professores para desempenharem uma função de gestor. No modelo de escola de tempo integral trabalhamos apenas com um coordenador pedagógico, e os braços dele são as coordenações de áreas. Então é uma oportunidade para esses professores trabalharem dentro da equipe gestora, trazendo consigo a sua experiência de sala de aula”, disse ela, explicando que o coordenador de área tem as atribuições de validar as guias de aprendizagem, discutir o currículo, montar propostas de estruturas dentro da área do conhecimento, entre outras.

Jeferson Menezes é coordenador de área do Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju, e declarou que a capacitação é uma maneira de aprimorar os métodos de trabalho. “Eventualmente surgem dúvidas nossas, e essas formações nos auxiliam muito nisso. O ensino integral para mim também é uma novidade e aqui a gente também tem a oportunidade de trocar experiências e informações”, disse.

Magna Rodrigues Dias é técnica regional, representando as 15 unidades de ensino de tempo integral de Aracaju. Ela também destacou a importância de participar dessa formação. “É preciso capacitar os profissionais e trabalhar as rotinas pedagógicas na escola. Com essa formação, vamos aprender como o coordenador de área, juntamente com os outros professores, pode mensurar os resultados e expectativas do programa”, declarou.

Débora Guimarães, coordenadora da área de Linguagem do Centro de Excelência Francisco Rosa Santos, ratifica a importância da capacitação. “Como professores, estamos com duas atribuições, sendo uma em sala de aula e outra como coordenadores de área. Então precisamos organizar as rotinas, fazer levantamentos que necessitam de um acompanhamento. Essa capacitação nos auxilia a tirar dúvidas sobre as novas atribuições”, afirmou.