Mato Grosso
25.10.2022Cerca de 30 escolas da Rede Estadual de Ensino da capital e do interior participaram da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da 15ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), de 18 a 20 de outubro, nas dependências da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá. Nessa edição, o evento teve como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.
A semana ocorre desde 2004, promovendo atividades gratuitas e abertas à comunidade tanto no formato presencial como online. O tema proposto na edição de 2022 busca uma reflexão “sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira”.
Tem, entre seus objetivos, divulgar e popularizar a ciência, de forma a estimular curiosidades científicas e o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. Busca também divulgar e socializar conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais. Estimula a livre circulação e apropriação do conhecimento em todas as camadas da sociedade, em especial as socialmente vulneráveis.
Protagonismo estudantil
Dentre as unidades educacionais de Cuiabá presente no evento estavam a Escola Estadual Integral Vocacionada ao Esporte Governador José Fragelli, além do Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, André Avelino Ribeiro, Escola Estadual Militar Dom Pedro II - Presidente Médici, Filogônio Côrrea, José Leite de Moraes, Elizabeth Maria de Bastos Mineiro, André Avelino e a escola Estadual Militar Tiradentes.
Do interior do estado, se destacaram as escolas estaduais José Aparecido Ribeiro (Nova Mutum), Antônio Gomes Primo (São José do Xingu), Alice Barbosa Pacheco (Campo Verde), Ana Tereza Albernaz (Chapada dos Guimarães), além das escolas técnicas estaduais dos municípios de Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Barra Do Garças.
Meninas digitais
Professores da Rede Estadual também fizeram a sua parte, como as doutorandas Giseli Duardo Maciano, Waleska Gonçalves de Lima e Sabrina Sassi. Elas são pesquisadoras envolvidas no Projeto Meninas Digitais Mato Grosso, coordenado pelo professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Maciel foi, também, o orientador das três professoras nas ações de divulgação do projeto Meninas Digitais MT.
O objetivo desse projeto é despertar o interesse de meninas para a carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação. Nessa linha, sob a coordenação da professora doutora, Eunice Nunes, da UFMT, o grupo desenvolverá o projeto “Abordagem STEAM na Educação Básica. Estão confirmadas a Escola Estadual de Tempo Integral João Panarotto (Cuiabá), escolas estaduais Júlio Strubing Muller e José Leite de Moraes (Várzea Grande), e a Alda Gawlinski Scopel (Primavera do Leste).
“O evento foi uma ótima oportunidade para escolas compartilharem suas experiências, contribuírem com a ciência e inovação, bem como incentivar o protagonismo dos estudantes sobre a construção de conhecimento”, definiu Giseli Duardo Maciano.