Edição 1 - Brasília - DF, sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Governo de Goiás paga mais de R$78 milhões em diferenças salariais a servidores da Educação

11.01.2022

Em 1995 um servidor da Educação entrou com requerimento solicitando o pagamento de valores a que tinha direito e que, por algum motivo, não lhe havia sido pago, normalmente, em seu contracheque.

Passados 26 anos, várias gestões governamentais, esse servidor e outros 50 mil trabalhadores da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) que pleitearam as chamadas diferenças salariais nas últimas quase três décadas receberam o que lhes era devido e era seu direito.

Esta ação do Governo de Goiás, fruto de uma decisão pessoal do governador Ronaldo Caiado, para além de beneficiar servidores e ex-servidores da Educação estadual, injetou, nos últimos três anos, R$ 78,4 milhões em recursos que nas mãos dos servidores foram parar em todo o estado. Para o governo, esses recursos podem também estar contribuindo para movimentar o comércio, a indústria e a prestação de serviços.

Mais de 30 mil processos
São 32.697 processos autuados por 25.218 servidores efetivos e por 24.099 profissionais que trabalharam na Educação em contratos temporários.

Ao todo, os recursos investidos pelo Governo estadual no pagamento de diferenças salariais desde 2019 já somam R$ 78.474.934,04, sendo R$ 43.544.290,99 que quitaram processos instituídos por servidores efetivos e R$ 34.930.643,05 que pagaram os processos dos servidores em contrato temporário.

‘É uma ação histórica, mas, sobretudo, emblemática da forma de governar do nosso governador”, afirma a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, destacando todo o cuidado que tem sido dispensado aos pleitos dos servidores da Seduc.

De acordo com a secretária, juntamente com todo um trabalho que tem mudado a rede pública estadual de ensino e a oferta da Educação pública em Goiás, ações como o pagamento dessas diferenças salariais demonstram o olhar do governo para as demandas do povo goiano.

“Num momento de tantas dificuldades, um governo que se preocupa com as pessoas e trabalha pelo bem-estar delas faz toda diferença. A Educação tem sido a porta para muita coisa boa feita pelo Governo de Goiás”, destaca Fátima Gavioli.

De 1995 a 2021
Às vésperas deste Natal, no dia 23 de dezembro, foram pagos processos de diferenças salariais de 2.123 servidores, sendo 1.887 em contrato temporário e 236 efetivos. O total desse pagamento é de R$ 2.508.638,66.

Em 2019, primeiro ano da gestão e início da ação de pagamento das diferenças salariais, foram quitados 5.467 processos, de 6.538 servidores, com recursos no valor de R$ 8,8 milhões.

Em 2020, com investimentos de R$ 34,5 milhões foram pagos 16.936 processos requeridos por 16.878 servidores. Em 2021, incluindo o pagamento efetuado no mês de dezembro, foram saldados 10.294 processos, de 25.901 servidores. Os recursos superam R$ 35,1 milhões.

As diferenças salariais ocorrem nas circunstâncias em que o então servidor da Educação estadual recebeu um valor menor do que ao que tinha direito ou naquelas situações em que, efetivamente, não recebeu a remuneração. O servidor tem direito ao recebimento a partir de processo devidamente autuado e da apresentação da documentação comprobatória. O pagamento de diferenças salariais terá continuidade, agora, em 2022.


Governo do Amazonas já convocou 5,8 mil profissionais aprovados em concurso público para atuar na Secretaria de Educação

11.01.2022

Governador Wilson Lima prorrogou a validade do Concurso Público de 2018 até março de 2022

“No dia da posse, um filme passou pela minha mente, lembrei das horas de estudo e esforço que enfrentei para chegar até aqui. Foi um período de muitos sacrifícios”. É assim que a pedagoga Rayanne Braga define o que sentiu ao ser uma dos 5.863 candidatos convocados para assumir a sua vaga no Concurso Público de 2018 da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. 

Em setembro de 2021, o governador Wilson Lima autorizou 566 novas nomeações para cargos de magistério e de apoio específico à educação. Rayanne, agora servidora pública, foi uma das aprovadas que passou a integrar o quadro de funcionários da Secretaria de Educação e Desporto, durante a 6ª chamada do certame.    

“Em um ano de tantas incertezas, perdas e dificuldades, a convocação foi uma conquista emocionante. Um ato de esperança que trouxe estabilidade para muitas famílias. Ainda em 2021, conseguimos colaborar com a comunidade local e escolar, tendo também a oportunidade de receber um abono histórico", avaliou a pedagoga. 

Além da convocação, os aprovados do Concurso Público de 2018 que ainda não foram chamados, terão uma nova oportunidade de serem convocados, conforme anúncio do governador Wilson Lima.

“Com a prorrogação do concurso, abrimos a possibilidade de fazer essas novas nomeações e dar mais oportunidade a esses profissionais, que vão atuar tanto na capital quanto no interior. Assim, vamos poder continuar chamando, conforme a demanda da rede estadual”, destacou o governador, à época.

Dessa forma, o novo decreto anunciado torna sem efeito as nomeações dos candidatos convocados anteriormente e que não assumiram as vagas, no período estabelecido.

“Sem dúvida, essa será uma grande oportunidade para aqueles que, por motivos maiores, acabaram perdendo o período de posse. Assim, o decreto possibilita que muitos candidatos possam pleitear suas vagas, o que vai ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho de serem concursados e terem estabilidade”, observou a secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves. 

Concurso Público 2018 - O Concurso Público de 2018 ofertou 8.175 vagas em cargos de nível Fundamental, Médio e Superior para a capital e para o interior do estado. Do total de vagas, 5.758 mil vagas eram para o interior do Amazonas. Organizado e aplicado pelo Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Acesso Público), o concurso público teve vagas para os seguintes cargos: professor (para todas as disciplinas da grade curricular do Ensino Básico); assistente social; bibliotecário; contador; engenheiro; estatístico; fonoaudiólogo; nutricionista; pedagogo; psicólogo; assistente técnico e merendeiro.

Foram ofertadas ainda 680 vagas para o ensino indígena. O certame teve reserva de vagas de 10% para os candidatos com deficiência e 2% das vagas para pessoas com Síndrome de Down, conforme Lei nº 4.333, de 30 de maio de 2016.

FOTOS: Divulgação/Seduc


Secretaria dá posse aos diretores e vice-diretores das escolas estaduais para o triênio 2022-2024

10.01.2022

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, conduziu, no último dia 3 de janeiro, a cerimônia virtual de posse dos diretores e vice-diretores eleitos e indicados que estarão à frente das instituições de ensino no triênio 2022-2024. A transmissão ocorreu pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Na ocasião, além da mensagem de boas-vindas aos novos gestores escolares, a titular da pasta enalteceu a importância das mudanças educacionais no pós pandemia e as reformas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio.

“Nós temos uma nova legislação e mudanças de mundo em que a velocidade de novos conhecimentos é impactante. As formas diferentes de convivência, de relacionamento e as novas tecnologias exigem uma adaptação dos educadores e dos diretores de escolas. Tomar posse, em mundo de mudanças, é algo muito simbólico e inspirador. O diretor tem o papel essencial de incentivar os alunos e os professores para inovação, para a melhoria, para o avanço e para a prosperidade educacional”, destacou a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.

Representando de forma solene os diretores e vice-diretores eleitos e indicados, a diretora da Escola Apeles Porto Alegre, Clarice Leite, fez a leitura do termo de posse. Ela enalteceu o momento e falou sobre a sua reeleição à frente da instituição de ensino:

“Posso afirmar que, estar como diretor de uma escola, vai além de qualquer aspecto burocrático. Ser diretor é, acima de tudo, se colocar à disposição de sua comunidade escolar. O ápice de sua missão é a garantia estrutural e pedagógica dos espaços escolares para proporcionar uma Educação igualitária, inclusiva e de qualidade”, afirmou.

Coral Carlos Bina

Conduzido pela professora Lígia Ramos, o Coral Carlos Bina, da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bina, de Gravataí, fez a apresentação de duas canções: Semente do Amanhã e Marcas do que se Foi.

Curso de Formação de Gestores Escolares

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no último dia 15 de dezembro, o Curso de Formação de Gestores Escolares. A iniciativa visa capacitar os diretores e vice-diretores eleitos e indicados no pleito realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A carga horária total prevista para a capacitação é de 360 horas e se estenderá até 2023, dividida em quatro circuitos.

O 1º circuito, que teve duração de 40 horas, foi organizado em quatro grandes dimensões: político-institucional, pedagógica, administrativo-financeiro e pessoal-relacional. Para concluir a formação, os gestores tiveram que realizar as atividades propostas no Portal Educação. Esta etapa foi um dos pré-requisitos para que fossem devidamente empossados. Ao todo, foram certificados mais de 5 mil profissionais. O 2º circuito começa no dia 22 de março.

Eleições para diretores

Com a participação de milhares de eleitores entre pais e responsáveis, alunos, professores e servidores, 1,4 mil chapas inscritas e mais de 3 mil computadores utilizados como urnas, a Rede Estadual encerrou as eleições para diretores e vice-diretores das escolas no dia 1º de dezembro.

Feito pela primeira vez de forma totalmente eletrônica, o pleito deste ano foi realizado por um sistema de votação desenvolvido em parceria com a PROCERGS.


Educação Estadual amplia o ensino em tempo integral para turmas do 9º ano do Fundamental

10.01.2022

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), ampliará a oferta do ensino em tempo integral para turmas do 9º ano Fundamental. Ao todo, quatro escolas-piloto que já ofertam o ensino médio em tempo integral passarão, a partir deste ano, a contar com a modalidade de ensino no Fundamental. São elas os centros de excelência Professora Maria Ivanda (Aracaju), Leandro Maciel (Aracaju), Nelson Rezende de Albuquerque (Gararu) e Marechal Pereira Lobo (Neópolis).

 O secretário de estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, afirma que a oferta desta modalidade está modificando, em escala significativa, a realidade do ensino público sergipano, resgatando o prestígio da escola pública como local para a construção de uma sociedade melhor e de realização de projetos de vida. “As condições de oferta desta modalidade têm o propósito explícito de compensar as maiores dificuldades dos estudantes egressos dos segmentos sociais mais prejudicados economicamente. A jornada escolar ampliada, a oferta de atividades esportivas e culturais, o incentivo ao protagonismo estudantil e a construção de projetos de vida podem permitir que muitos outros estudantes acessem, com qualidade e méritos, maiores níveis de escolarização”, afirmou.

De acordo com a coordenadora de infraestrutura do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), Mônica Rodrigues, a ampliação será feita gradualmente e de forma regressiva, ou seja, a partir de 2022 para as turmas do 9º ano; em 2023, para o 8º ano, e assim sucessivamente. Ela conta que essas quatro escolas-piloto foram selecionadas por já oferecerem a modalidade no ensino médio, atendendo assim a capital e o interior de Sergipe.

“Essa ampliação do Integral para as turmas de ensino fundamental será um marco para a educação sergipana. Percebemos que ter o aluno integralmente na escola só melhora a vida dele e da sua família. A gente espera que as turmas tenham o mesmo sucesso que temos visto no ensino médio integral”, disse. Ela explicou ainda que os alunos do Fundamental que passarão a estudar no ensino em tempo integral terão as mesmas disciplinas eletivas ofertadas pelo ensino médio integral, como Projeto de Vida, Estudo Orientado e Protagonismo Juvenil.

A diretora do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda, Adriana Hora, destacou que a gestão sempre acolheu o ensino fundamental tendo em vista que é a porta para o ensino médio. “A comunidade vem clamando pelo ensino integral, pois seus filhos já estudam na escola e têm êxito com essa modalidade de ensino. Para nós foi muito importante essa conquista, para termos uma escola única, com concordância em projetos e nas atividades. Temos certeza que será um sucesso”, disse Adriana, explicando ainda que os alunos do Fundamental já ficavam na escola, durante algumas tardes, para conhecer as eletivas do ensino médio e se engajar no protagonismo juvenil.

Já Carla Surama, diretora do Centro de Excelência Leandro Maciel, falou que a comunidade escolar está muito feliz com a expansão do ensino integral, agora ofertando para o 9º ano do ensino fundamental. “Isso é muito importante, pois vem agregar ainda mais as metodologias inovadoras que o programa trás e, com isso, os estudantes já vão experimentando todas essas experiências, como a inserção do laboratório de aprendizagens, que já vai incutindo no estudante o pensamento científico. Tudo isso vem melhorar ainda mais os indicadores da escola”, declarou.

Mãe de uma aluna e representante dos pais no Conselho Escolar do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda, a pedagoga Vera Lúcia Gomes Ribeiro também comemora a ampliação. “A oferta do ensino integral a partir do ensino fundamental é uma forma eficiente de desenvolver os alunos, não se limitando apenas às matrizes curriculares. Essa oferta possibilita o aprendizado global, tanto físico, quanto cultural e socioemocional”, afirmou.


Governo de Roraima investe em tecnologias para alavancar educação

10.01.2022

Buscando revolucionar o processo educacional no Estado, o governador de Roraima Antonio Denarium entregou na manhã de hoje,10, mais de R$ 4 milhões em equipamentos tecnológicos para escolas de Ensino Médio da rede estadual de ensino, localizadas na capital e no interior. 

“Estamos dando condições aos nossos alunos para que tenham mais conhecimento. Com esses equipamentos, eles vão colocar em prática as atividades nas disciplinas de Física, Química, Matemática e entre outras e assim aprimorar os estudos” destacou o governador Antonio Denarium. 

Foram entregues 165 kits de robótica, para 15 escolas. O investimento é de R$ 4.371.305,16, destes, R$ 3.162.905,16 são recursos próprios do Governo e R$ 1.208.400,00 são fruto de emendar parlamentar, destinada pela Deputada Estadual Betânia Almeida.

“É um prazer enorme poder somar na educação do nosso Estado. Hoje os estudantes da rede estadual podem contar com esses kits de robótica, que irão auxiliar no desenvolvimento educacional, aumentando a sua capacidade de sonhar e de poder criar algo diferente e melhor”, ressaltou a Deputada Betânia. 

Os kits contêm materiais paradidáticos, dispositivos portáteis, plataforma digital integrada para aplicação do modelo híbrido de aula (presencial e on-line). Cada escola receberá onze kits (sendo dez para uso do aluno e um para uso do professor).

“Essa gestão sabe da importância da formação e do aprendizado dos nossos alunos. E robótica é inovação tecnológica e está chegando nas nossas escolas. Todos os municípios terão uma escola que irá iniciar esse projeto e em breve teremos mais aquisições”, informou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo. 

O Colégio Estadual Militarizado Aldebaro José Alcântara, localizado no município de Bonfim, foi uma das unidades contempladas com o kit. Para o gestor militar do Colégio, Major Denilson Cabral da Silva, esse é um momento de felicidade para toda a comunidade escolar. 

“Com esses itens, os alunos terão a oportunidade de adquirir mais conhecimento e desta vez será robótica. Tenho certeza que o nosso Colégio terá um maior desenvolvimento educacional” declarou Major Denilson. 

Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral também receberam equipamentos

Também foram entregues pelo governador Denarium Laboratórios Didáticos Móveis e notebooks para cinco Escolas EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral) do Estado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Programa EMTI, do Governo Federal. O investimento é na ordem de R$ 400 mil. 

As escolas contempladas são América Sarmento (Boa Vista), Maria das Dores Brasil (Boa Vista), José Vieira de Sales Guerra (Caracaraí), Padre José Monticone (Mucajaí) e José de Alencar (Rorainópolis). Cada unidade receberá um Laboratório e dois Notebooks.   

Os laboratórios didáticos móveis reúnem materiais que possibilitam aulas práticas de Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia. Alguns itens podem ser transportados de um ambiente para outro, possibilitando aulas ao ar livre e também podem ser utilizados em feiras de ciências. 

Governador anuncia mais investimentos para a Educação
Durante a solenidade, o governador Antonio Denarium também assinou a ordem de serviço para reforma geral da Escola Estadual Maria de Neves Rezende. A unidade que fica localizada no bairro Asa Branca, não passa por reforma há mais de dez anos. Os recursos são do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 6 milhões e a obra será executada pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura), dentro do programa Estadual “Aqui tem Obra”.

Outro anúncio importante feito pelo governador foi o início do abastecimento de todas as escolas da rede estadual de ensino com os produtos e gêneros da merenda escolar, em preparação para o início do ano letivo 2022 e a distribuição de auxílio fardamento, para a aquisição de uniformes escolares para todos os alunos da rede. 

“Vamos entregar um cartão com um valor de R$ 180 e os pais ou responsáveis poderão ir na malharia de sua preferência e comprar o fardamento”, informou o governador Antonio Denarium.

Por Francis Silva

Foto: Secom


2º período da Chamada Pública Escolar disponibiliza inscrições e transferências até 14 de janeiro na Rede Estadual

10.01.2022

As inscrições para o 2º período de ingresso na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2022 estão abertas até 14 de janeiro. As transferências também seguem disponíveis até a mesma data. Como ocorre anualmente, o processo da Chamada Pública Escolar acontece de forma online diretamente pelo site da Seduc. Basta clicar na aba Serviços e Informações e selecionar o item “Chamada Pública Escolar”.

A iniciativa contempla os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Designação dos alunos do 1º período da Chamada Pública Escolar já está disponível

O 1º período da Chamada Pública Escolar ocorreu entre os dias 1º e 28 de novembro de 2021. A designação dos alunos já está disponível no site da Seduc. Basta clicar na aba “Chamada Pública Escolar” e selecionar o item “Consulta de Candidato”.

Documentos

As inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

*Certidão de nascimento do aluno ou RG, comprovante de escolaridade;

*Comprovante de residência do responsável; RG do responsável

*Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental - CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e carteira de vacinação.

Confira o cronograma:

31.01.2022 – Designação das transferências disponível no Site da Secretaria de Educação

31.01.2022 a 09.02.2022 - Efetivação das matrículas e entrega das documentações na escola para qual foi  designado


Educação atualiza diretrizes para a organização do Conselho de Líderes de Turma

10.01.2022

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (03), a Portaria nº 329-R, que atualiza as diretrizes para a organização do Conselho de Líderes de Turma das escolas que ofertam o Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio da Rede Estadual.

A escolha dos estudantes para líder e vice-líder de turma deve ser respaldada nos seguintes pressupostos: 

I - Líder e vice-líder escolhidos devem ser os principais elos entre a turma e a gestão escolar, sendo os responsáveis por um diálogo ético e eficaz com sua turma, garantindo, assim, espaço na construção de políticas educacionais, por meio da corresponsabilização e da colaboração ativa, construtiva e solidária que traz ao estudante a vivência do significado de autonomia, criticidade, protagonismo e voluntariado;

II - Líder e vice-líder de turma atuam participando do Conselho de Classe, do controle dos resultados, das políticas educacionais que acontecem no espaço escolar, do planejamento e do cumprimento das metas constantes no Plano de Ação da escola;

III - O processo de escolha do líder e vice-líder de turma deve acontecer em todas as escolas de Ensino Fundamental - anos finais e Ensino Médio da Rede Estadual para viabilizar a atuação dos estudantes nas suas escolas. 

O líder e o vice-líder de turma devem ter um perfil capaz de incentivar positivamente a turma desenvolvendo ações de cooperação e de protagonismo, devendo apresentar características como: bom relacionamento com a comunidade escolar; responsabilidade; presteza; tolerância; organização; boa capacidade para se comunicar; imparcialidade; proatividade.

Saiba mais lendo a Portaria nº 329-R

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Secretaria promove formação para escolas que vão ofertar Educação em Tempo Integral

10.01.2022

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria Especial de Educação em Tempo Integral e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), vai realizar, durante o período do recesso escolar, um curso de capacitação para as escolas da Rede Estadual e Municipais, que passarão a ofertar a Educação em Tempo Integral, a partir deste ano letivo.

As inscrições para as 260 vagas devem ser feitas até próxima quarta-feira (12), por meio de link que será enviado para as unidades escolares. A formação vai acontecer nos próximos dias 20 e 21 de janeiro, para as equipes estaduais, e nos dias 25 e 26 de janeiro, para os servidores dos municípios que aderirem ao Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata


Plataforma digital disponibiliza mais de 30 mil livros on-line a estudantes e servidores da educação

10.01.2022

Durante as férias escolares, os estudantes da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, bem como os servidores da Secretaria da Educação (Sedu), contam com acesso a mais de 30 mil títulos de obras literárias de cerca de 600 editoras, por meio da solução de leitura digital Árvore Livros CLIQUE AQUI E ACESSE A PLATAFORMA - www.arvore.com.br

A ação, que já está disponível, desde a última segunda-feira (13), surgiu como ferramenta de estimulo para o hábito da leitura. A plataforma digital, alinhada às ferramentas pedagógicas e de gamificação, que trazem elementos de jogos à aprendizagem, provoca o estudante a aprender ao mesmo tempo em que amplia o repertório cultural. Além disso, a Árvore também disponibiliza suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, relatórios de leitura e projetos temáticos que engajam os estudantes. É possível ainda baixar dez livros no aplicativo e realizar a leitura sem uso de internet, viabilizando o acesso daqueles que têm limitações de conexão.

Com o amplo acervo, soluções de gamificação, ferramentas e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular, a intenção é apoiar a formação de novos leitores em todo o Espírito Santo. Além disso, a Árvore vai realizar lives de formação para os educadores, com o objetivo de explicar como o ambiente virtual funciona e mostrar todas as aplicabilidades na prática. Materiais informativos também serão disponibilizados para que os educadores e estudantes possam aproveitar ao máximo as vantagens e potencializar todas as etapas do ensino.

Sobre a Árvore

A Árvore Livros é uma solução de leitura digital para instituições públicas e privadas, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e conteúdos de atualidades. A contratação das soluções é feita por meio de assinaturas com a escola ou instituição, conforme o número de usuários que vão utilizar o serviço. Os selos Árvore Livros e Árvore Atualidades utilizam a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem e jogos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata


Alunos inscritos na reaplicação do Enem já podem conferir os locais das provas

10.01.2022

Os estudantes que irão realizar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem conferir os locais das provas, que acontecem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O cartão de confirmação está disponível na página do participante no site https://enem.inep.gov.br/participante

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão de confirmação nos dias do exame. Nele estão as informações sobre a prova, como data, local e horários da aplicação. Também são informados número de inscrição, opção de língua estrangeira selecionada, bem como tratamento por nome social e atendimento especializado, caso esses serviços tenham sido solicitados e aprovados. 

A segunda aplicação é destinada às pessoas privadas de liberdade ou que estejam sob medidas socioeducativas, e para quem teve algum problema dos dias da primeira aplicação, como falta de energia elétrica ou doenças infectocontagiosas. Este ano a prova também poderá ser realizada por estudantes isentos na edição 2020 e que não compareceram nos dias de aplicação.

Ações da Educação

Durante todo o ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolveu uma série de ações para estimular e preparar os estudantes da rede pública estadual para as provas do enem. Em parceria com a Letrus, promoveu capacitações para auxiliar nos estudos na área de redação, com foco nas cinco competências exigidas no exame. Além disso, a escola web trouxe facilidade para os alunos, com conteúdos gratuitos e onlines, os estudantes puderam estudar de casa com fórum para tirar dúvidas com os professores da rede estadual. 

Para trabalhar exatamente onde os alunos tinham mais dificuldade, foram aplicadas avaliações diagnósticas e assim as escolas puderam fazer um planejamento adequado para ter os melhores resultados. Além dos aulões lúdicos realizados tanto pelas escolas, como nas edições do Avança Escola 10, nos meses anteriores à primeira aplicação do exame.


Educação abre inscrições para turmas de prática de esporte para servidores

10.01.2022

A Superintendência de Valorização de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Desporto e Recreação Professor Cleonice de Barros Lima (CDR), abriu vagas para várias modalidades esportivas. A ação Saúde do Servidor é voltada para funcionários das superintendências e da 13° GERE (Gerência Regional de Educação). As inscrições devem ser feitas pelo formulário no link

Rosiane Pereira, subchefe de qualidade de vida da Seduc, ressalta os benefícios dessas atividades: “Essas práticas são importantes para minimizar o estresse, aumentar a disposição e motivação ao trabalho, além de reduzir os impactos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador”, explica. 

As modalidades disponíveis são: voleibol, ginástica funcional, dança,  handebol, futsal e natação, sendo este último, apenas para lista de espera. Todos os esportes acontecem duas vezes por semana no CDR, localizado no Cepa, em Maceió. 

Cronograma de dias e horários

Voleibol - Segunda e Quarta das 19h às 20h;

Ginástica funcional e dança - Terça e Quinta às 17h / Terça e Quinta às 18:00;

Handebol - Terça e Quinta das 20h às 21h;

Futsal - Terça e Quinta das 19h às 20h;

Natação - Terça e Quinta às 17h30 / Quarta e Sexta às 17h30;